Ano novo, estratégia nova e a pergunta que fica é: você já preparou seu plano de marketing para 2022? Essencial para dar norte às organizações e para a assertividade das estratégias, pensar em um plano de marketing é fundamental se você quer que sua empresa alcance resultados.
Quer saber o que é e como planejar um? Siga a leitura!
O que é um plano de marketing
O plano de marketing é um documento que reúne diversas informações de uma empresa e estabelece objetivos e passos claros sobre para onde a organização deverá ir e, assim, aumentar sua receita e vendas.
Para isso, é preciso uma análise detalhada sobre os cenários de ambiente interno e externo, concorrência e definição de objetivos que façam sentido à visão do próprio negócio, além é claro de levantar recursos disponíveis, o que torna o plano realizável sem deixar de lado a sustentabilidade da ação.
O plano de marketing pode ser pensado para uma estratégia como um todo, bem como para campanhas específicas, produtos/serviços, enfim, possibilidades não faltam!
Vantagens do plano de marketing
A principal vantagem de se fazer um plano de marketing é entender quais estratégias trazem efetivamente resultado dentro de um prazo pré-definido para a sua empresa.
Isso é ótimo para reavaliar gastos e se os custos com determinadas campanhas são rentáveis e se há outras opções a explorar.
Mas além disso, executar um bom plano de marketing têm outras vantagens:
Entender o ambiente
Como ele analisa o ambiente interno (como uma autoavaliação) e o externo (para identificar gargalos e oportunidades), ao fazer o plano de marketing você tem uma visão macro e estratégica sobre o mercado.
Conhecer os seus pontos fortes e fracos
Ao propor um pente fino nos processos internos, com o plano de marketing fica mais fácil entender quais os pontos fracos sua marca têm – e que podem ser trabalhados- bem como os fortes, que, dependendo do planejamento pode ser usado para fortalecer os pontos fracos.
Definição de estratégias assertivas
Por fim, ao fazer o plano de marketing você será capaz de mapear objetivos de negócio realistas e pensar em estratégias que realmente tragam retorno à organização.
9 passos para criar um plano de marketing
Agora que você entendeu a importância do plano de marketing e os seus benefícios, é hora de aprender as etapas fundamentais para fazer o plano corretamente, certo?
Confira as principais etapas para desenvolver um plano de marketing de sucesso!
1. Faça um diagnóstico da sua empresa
Antes de saber para onde você quer ir, é importante entender onde você está e qual a situação da sua empresa.
Para isso, entender seu posicionamento no mercado, pontos fortes e fracos, reconhecimento de marca e outros pontos são fundamentais para fazer o diagnóstico da empresa.
A Análise Swot é uma ferramenta bastante simples e é capaz de ajudar a mapear as características do negócio frente ao mercado.
2. Defina um objetivo
Não há planejamento que se sustente sem um objetivo, afinal, é ele quem vai nortear as ações para que a empresa tenha sucesso.
Portanto a escolha dos objetivos precisa ser feita de forma inteligente: possível de realizar e ao mesmo tempo que ofereça novas perspectivas de negócio.
3. Estude seus concorrentes
Outro passo importante para o plano de marketing é o entendimento dos seus concorrentes: o que eles fazem que você não está fazendo ou o que sua empresa adota, mas pode ser otimizado para melhores resultados?
Fazer benchmarking e análises traz insights valiosíssimos.
4. Conheça profundamente seu público
Seu público de interesse também precisa ser revisto durante a realização do seu plano de marketing, pois, como planejar uma boa estratégia sem saber para quem ele é.
Desta forma, dedique-se para compreender profundamente seus clientes, buscando suas motivações, medos e desejos.
Nesta etapa, você pode aproveitar para desenhar/atualizar suas personas e criar arquétipos. Fazer um estudo de audiência detalhado ajuda demais a entender comportamentos.
5. Desenhe seu plano de ação e mapeie a estratégia
Reuniu todas as informações sobre o mercado, seus concorrentes e clientes? Agora é a hora de escolher de fato a estratégia que será usada.
O marketing na era da internet tem uma infinidade de opções que podem ser exploradas, por isso, a escolha deve se pautar nos seus objetivos com o plano.
6. Estabeleça KPIs
Sigla do inglês para Key Performance Indicator (Indicadores Chave de Performance), o KPI é uma ferramenta de avaliação e desempenho das ações a serem desenvolvidas e checa se o que está sendo feito está funcionando e se está de acordo com o que foi projetado inicialmente.
Através de KPIs você consegue avaliar se as táticas estão surtindo efeito e até corrigi-las a tempo, se necessário. Assim, um bom KPI precisa ser facilmente entendido pelas equipes.
Para encontrar o KPI ideal, você pode se aproveitar da técnica SMART. O KPI correto deve ser:
S (Specific)= Específico, ou seja, com clareza e objetividade;
M (Measurable)= Mensurável, quantificável para acompanhar as ações;
A (Attainable)= Tangível, ou seja, desafiador, mas possível de ser realizado;
R (Relevant)= Relevante para a estratégia e para o negócio;
T (Time)= Ter prazo para ser realizado.
7. Explore o mix de marketing
Você se lembra dos 4P’s de marketing? Eles ajudam a mapear para onde as estratégias podem ser direcionadas, já que olham detalhadamente para os aspectos:
Produto: quando se fala do produto, ele também pode ser serviços e aborda sobre os aspectos de qualidade do que se está sendo ofertado, assim como da parte visual deles.
Preço: O preço do que você oferta é competitivo? Está muito abaixo ou muito mais alto do que o praticado no mercado?
Praça: E como está o local de vendas? Independente se é físico ou digital (e-commerce), vale a pena rastrear como as coisas estão funcionando e o que pode ser otimizado.
Promoção: O que pode ser feito para promover o produto ou serviços? Que tipos de ações promocionais, como descontos, brindes, podem ser executados?
8. Determine recursos e orçamentos necessários
Com todas essas análises em mãos chegou o momento de checar quais recursos são necessários para colocar em prática as estratégias mapeadas e quanto ela irá custar.
Isso é importante para evitar endividamentos e promover o crescimento da organização de maneira saudável.
9. Delimite prazos e responsáveis
A última etapa do processo de montagem do plano de marketing é delimitar prazos e atribuir tarefas.
Isso é igualmente relevante por alguns motivos: 1. é preciso que toda a empresa trabalhe junto em prol de uma mesma meta; 2. fica mais fácil rastrear possíveis erros e ter updates objetivamente; 3. engajamento dos colaboradores, que se sentirão parte do processo.
Agora você já consegue elaborar um plano de marketing e quanto mais atenção você der em cada ponto, mais completo o seu plano será e consequentemente, mais chances de ser bem sucedido.
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