Quando se fala em vantagem competitiva, fica à frente quem consegue se adaptar com mais agilidade, desenhar próximos cenários e aproveitar bem oportunidades, por isso, estar atento ao que está por vir é essencial. Se você tem uma loja virtual ou pretende migrar seu negócio para o digital, este conteúdo é para você: listamos aqui as principais tendências do e-commerce para você ficar de olho em 2022. Vamos lá?
Principais tendências do e-commerce
Confira agora as principais tendências do e-commerce para se inspirar:
1. Live commerce
Se você é uma pessoa antenada, sabe que esse recurso é relativamente novo, iniciou na China, mas chegou em solos brasileiros mais ou menos em novembro de 2020.
Misturando entretenimento e claro, vendas, a ideia de live commerce é aproveitar o melhor dos streaming com o comércio eletrônico. Assim, a proposta é fazer lives ao vivo, o que é ótimo para gerar interações, tirar dúvidas e expor melhor os produtos.
Mas é preciso cuidado na hora de montar uma estratégia de live commerce: apesar da venda ser o objetivo principal, é preciso ter em mente que as pessoas só serão atraídas pelo entretenimento, ou seja, o sucesso está na atração, e os influenciadores cumprem bem esse papel.
Empresas como Magazine Luiza e Renner são algumas marcas que já fizeram isso por aqui- isso mostra porque a estratégia contínua entre uma das principais tendências do e-commerce em 2022.
2. Mobile commerce
Mobile commerce, também chamado de m-commerce é o comércio eletrônico voltado para dispositivos móveis. Foi-se o tempo em que usávamos o celular somente para enviar mensagens e buscar entretenimento. Com o uso cada vez mais intenso, os aparelhos são poderosos canais de vendas e contato com a marca.
É por isso que investir em um site mobile friendly e em m-commerce não são mais diferenciais – são necessidades.
E quando se fala em otimizar o comércio eletrônico para os dispositivos móveis, não é tornar o site responsivo ou cuidar da velocidade, mas sim pensar em estratégias próprias de navegação e atração para esses usuários, como por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo.
Isso porque o m-commerce tem peculiaridades que o e-commerce não tem e elas precisam ser trabalhadas se você quer estar preparado para atingir um público com acesso a smartphones (cerca de 109 milhões de brasileiros possuem um smartphone atualmente).
3. Social commerce
Pinterest, Instagram e Tik Tok oferecem bem mais do que entretenimento, e se você não conseguiu perceber isso ainda, está perdendo mercado e clientes. Em 2021 vimos a possibilidade de criação de anúncios no Tik Tok e no Pinterest e a chance de compra direta via Instagram – e ao que tudo indica, neste ano essa tendência do e-commerce ganhará ainda mais forças.
Com o social commerce os usuários conseguem ver produtos, conversar diretamente com a loja ou vendedor, ver avaliações de outros usuários e fazer a compra, tudo em um só lugar. É muito mais praticidade.
O mais bacana desse recurso enquanto tendência do e-commerce é que, por promover um contato mais direto, ela trabalha também a proximidade com a marca- o que é fundamental para criar conexões, conquistar fãs e aquecer as vendas.
4. Compra por voz
Nos últimos anos, vimos o crescimento do uso de assistente de voz, seja via mobile, seja por equipamentos específicos, como Alexa, Echo e outros – você provavelmente já deve ter dito “Ok, Google” em algum momento.
E da mesma forma que os esforços de SEO on page e off page são fundamentais para ranquear e exibir a sua página nos mecanismos de pesquisa, é hora também de olhar para as otimizações por voz.
Assim, sempre que o usuário pedir determinada coisa utilizando assistentes virtuais, a inteligência virtual será capaz de exibir a sua empresa como a opção principal (ou uma das opções) de resposta ao que o usuário busca. Vale a pena investir tempo para entender mais sobre essa estratégia.
5. Omnicanalidade
A integração dos canais é fundamental para qualquer negócio hoje e não vai ficar de fora nas próximas tendências do e-commerce. Isso porque os clientes querem cada vez mais agilidade e ter acesso a um atendimento de qualidade e personalizado, o que envolve a resolução de problemas e dúvidas de forma direta, sem essa de ficar repetindo a mesma história para diversos departamentos.
Já falamos disso por aqui, mas para resumir, você pode começar esse processo centralizando as informações sobre clientes e compra, de forma que diferentes canais/áreas/departamentos tenham acesso à jornada dele com a sua empresa. Economiza tempo e investimento, além de ajudar na percepção deste cliente em relação à sua marca.
6. Sustentabilidade
Não é de hoje que as pessoas se conectam e compram de marcas alinhadas aos seus valores pessoais e a sustentabilidade será- ainda mais- um fator de peso na decisão de compra.
Por isso, a sustentabilidade está entre as práticas e tendências do e-commerce para 2022, que precisarão repensar seus processos logísticos, embalagem e de produção, se for o caso.
Só que mais do que palavras, essas ações terão de ser transparentes e comprovadas, afinal, o público está bem atento às práticas de greenwashing, ou lavagem verde, que significa a divulgação de ações sustentáveis só para vender, mas que não fazem parte da realidade das empresas.
Outras tendências do e-commerce para explorar
Há ainda outras tendências do e-commerce que vão continuar sendo utilizadas neste ano e que vale a pena pensar em formas de adaptar, como é o caso da Realidade Aumentada, impulsionada principalmente pelas redes sociais, em particular os filtros do Instagram.
O ano também será de brilho para os chatbots, e eles são super bem-vindos para otimizar o atendimento, já que com ele é possível agilitar o tempo de resposta, ter mais dados sobre o cliente, personalizar a comunicação, reduzir o volume no SAC, enfim, as possibilidades são inúmeras.
Outro recurso que tende a dar ainda mais as caras em 2022 são as opções de pagamento diversificados e ágeis. Isso significa que além dos tradicionais boletos e pagamentos em cartões de débitos e créditos, o Pix também conquistará mais espaço e é aposta como tendência do e-commerce – o que pode ser ótimo para a empresa e para o consumidor.
E por último, mas não menos importante, temos o sistema Clique e Retire, em que o usuário compra via e-commerce e retira o produto pessoalmente na loja. Entre as vantagens de se apostar nisso estão a agilidade para o cliente receber o produto, e para a empresa, que economiza com frete.
É claro que além dessas, há outras estratégias que já são feitas e tendem a permanecer e outras que estão para nascer, afinal, o marketing é dinâmico e muda rapidamente. Cabe a você, enquanto gestor, acompanhar de forma saudável essas tendências e entender o que se aplica ao seu negócio e, principalmente, ao seu público- alvo.
Agora que você sabe quais as principais tendências do e-commerce, aproveite para navegar pelo blog e conhecer outros conteúdos para aumentar a venda da sua loja virtual.