• Home
  • Soluções
    • Marketing Digital
    • Takt Studio
      • Identidade Visual
      • Website
      • Vídeos
      • Apresentação
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Soluções
    • Marketing Digital
    • Takt Studio
      • Identidade Visual
      • Website
      • Vídeos
      • Apresentação
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Ferramentas Digitais, Marketing Digital, Tecnologia

6 tendências do e-commerce para ficar de olho

E-commerce Loja Online

Quando se fala em vantagem competitiva, fica à frente quem consegue se adaptar com mais agilidade, desenhar próximos cenários e aproveitar bem oportunidades, por isso, estar atento ao que está por vir é essencial. Se você tem uma loja virtual ou pretende migrar seu negócio para o digital, este conteúdo é para você: listamos aqui as principais tendências do e-commerce para você ficar de olho em 2022. Vamos lá? 

Principais tendências do e-commerce 

Confira agora as principais tendências do e-commerce para se inspirar: 

1. Live commerce 

Se você é uma pessoa antenada, sabe que esse recurso é relativamente novo, iniciou na China, mas chegou em solos brasileiros mais ou menos em novembro de 2020. 

Misturando entretenimento e claro, vendas, a ideia de live commerce é aproveitar o melhor dos streaming com o comércio eletrônico. Assim, a proposta é fazer lives ao vivo, o que é ótimo para gerar interações, tirar dúvidas e expor melhor os produtos. 

Mas é preciso cuidado na hora de montar uma estratégia de live commerce: apesar da venda ser o objetivo principal, é preciso ter em mente que as pessoas só serão atraídas pelo entretenimento, ou seja, o sucesso está na atração, e os influenciadores cumprem bem esse papel. 

Empresas como Magazine Luiza e Renner são algumas marcas que já fizeram isso por aqui- isso mostra porque a estratégia contínua entre uma das principais tendências do e-commerce em 2022. 

2. Mobile commerce 

Mobile commerce, também chamado de m-commerce é o comércio eletrônico voltado para dispositivos móveis. Foi-se o tempo em que usávamos o celular somente para enviar mensagens e buscar entretenimento. Com o uso cada vez mais intenso, os aparelhos são poderosos canais de vendas e contato com a marca. 

É por isso que investir em um site mobile friendly e em m-commerce não são mais diferenciais – são necessidades. 

E quando se fala em otimizar o comércio eletrônico para os dispositivos móveis, não é tornar o site responsivo ou cuidar da velocidade, mas sim pensar em estratégias próprias de navegação e atração para esses usuários, como por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo. 

Isso porque o m-commerce tem peculiaridades que o e-commerce não tem e elas precisam ser trabalhadas se você quer estar preparado para atingir um público com acesso a smartphones (cerca de 109 milhões de brasileiros possuem um smartphone atualmente). 

3. Social commerce 

Pinterest, Instagram e Tik Tok oferecem bem mais do que entretenimento, e se você não conseguiu perceber isso ainda, está perdendo mercado e clientes. Em 2021 vimos a possibilidade de criação de anúncios no Tik Tok e no Pinterest e a chance de compra direta via Instagram – e ao que tudo indica, neste ano essa tendência do e-commerce ganhará ainda mais forças. 

Com o social commerce os usuários conseguem ver produtos, conversar diretamente com a loja ou vendedor, ver avaliações de outros usuários e fazer a compra, tudo em um só lugar. É muito mais praticidade. 

O mais bacana desse recurso enquanto tendência do e-commerce é que, por promover um contato mais direto, ela trabalha também a proximidade com a marca- o que é fundamental para criar conexões, conquistar fãs e aquecer as vendas. 

4. Compra por voz 

Nos últimos anos, vimos o crescimento do uso de assistente de voz, seja via mobile, seja por equipamentos específicos, como Alexa, Echo e outros – você provavelmente já deve ter dito “Ok, Google” em algum momento. 

E da mesma forma que os esforços de SEO on page e off page são fundamentais para ranquear e exibir a sua página nos mecanismos de pesquisa, é hora também de olhar para as otimizações por voz. 

Assim, sempre que o usuário pedir determinada coisa utilizando assistentes virtuais, a inteligência virtual será capaz de exibir a sua empresa como a opção principal (ou uma das opções) de resposta ao que o usuário busca. Vale a pena investir tempo para entender mais sobre essa estratégia. 

5. Omnicanalidade 

A integração dos canais é fundamental para qualquer negócio hoje e não vai ficar de fora nas próximas tendências do e-commerce. Isso porque os clientes querem cada vez mais agilidade e ter acesso a um atendimento de qualidade e personalizado, o que envolve a resolução de problemas e dúvidas de forma direta, sem essa de ficar repetindo a mesma história para diversos departamentos. 

Já falamos disso por aqui, mas para resumir, você pode começar esse processo centralizando as informações sobre clientes e compra, de forma que diferentes canais/áreas/departamentos tenham acesso à jornada dele com a sua empresa. Economiza tempo e investimento, além de ajudar na percepção deste cliente em relação à sua marca. 

6. Sustentabilidade 

Não é de hoje que as pessoas se conectam e compram de marcas alinhadas aos seus valores pessoais e a sustentabilidade será- ainda mais- um fator de peso na decisão de compra. 

Por isso, a sustentabilidade está entre as práticas e tendências do e-commerce para 2022, que precisarão repensar seus processos logísticos, embalagem e de produção, se for o caso. 

Só que mais do que palavras, essas ações terão de ser transparentes e comprovadas, afinal, o público está bem atento às práticas de greenwashing, ou lavagem verde, que significa a divulgação de ações sustentáveis só para vender, mas que não fazem parte da realidade das empresas. 

Outras tendências do e-commerce para explorar 

Há ainda outras tendências do e-commerce que vão continuar sendo utilizadas neste ano e que vale a pena pensar em formas de adaptar, como é o caso da Realidade Aumentada, impulsionada principalmente pelas redes sociais, em particular os filtros do Instagram. 

O ano também será de brilho para os chatbots, e eles são super bem-vindos para otimizar o atendimento, já que com ele é possível agilitar o tempo de resposta, ter mais dados sobre o cliente, personalizar a comunicação, reduzir o volume no SAC, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Outro recurso que tende a dar ainda mais as caras em 2022 são as opções de pagamento diversificados e ágeis. Isso significa que além dos tradicionais boletos e pagamentos em cartões de débitos e créditos, o Pix também conquistará mais espaço e é aposta como tendência do e-commerce – o que pode ser ótimo para a empresa e para o consumidor. 

E por último, mas não menos importante, temos o sistema Clique e Retire, em que o usuário compra via e-commerce e retira o produto pessoalmente na loja. Entre as vantagens de se apostar nisso estão a agilidade para o cliente receber o produto, e para a empresa, que economiza com frete. 

É claro que além dessas, há outras estratégias que já são feitas e tendem a permanecer e outras que estão para nascer, afinal, o marketing é dinâmico e muda rapidamente. Cabe a você, enquanto gestor, acompanhar de forma saudável essas tendências e entender o que se aplica ao seu negócio e, principalmente, ao seu público- alvo. 

Agora que você sabe quais as principais tendências do e-commerce, aproveite para navegar pelo blog e conhecer outros conteúdos para aumentar a venda da sua loja virtual.

Foto de admin

admin

Deixe Seu Comentário

Todos os meses, o Retorno sobre o Investimento no digital é superado em 200x em projetos vendidos na EkoSet Portas e Janelas!

Leia mais

A Consultoria Comercial da Takt Digital Impulsionou as Vendas da MARFRAME Esquadrias em 9x em um mês!

Leia mais
Empresa de envidraçamento

No segundo mês, superamos a meta em 55%; no terceiro, dobramos o faturamento, superando em 110% a meta! Veja a nossa estratégia para essa empresa de envidraçamento!

Leia mais
Instagram

Endereço

Rua Sizina Azevedo Schrepel, 351 – Jd. Piratininga – Sorocaba/SP – CEP. 18016-150

Soluções

  • Marketing Digital
  • Identidade Visual
  • Website
  • Vídeos
  • Apresentação
  • Marketing Digital
  • Identidade Visual
  • Website
  • Vídeos
  • Apresentação

Menu

  • Soluções
  • Sobre nós
  • Takt Studio
  • Blog
  • Contato
  • Soluções
  • Sobre nós
  • Takt Studio
  • Blog
  • Contato

TAKT MARKETING DIGITAL LTDA CNPJ - 28.655.029/0001-20

plugins premium WordPress

Preencha os dados para seguir para o Whatsapp