Quando se pensa em investir e aumentar as vendas de um negócio, logo vem à mente a ideia de contratar uma agência de comunicação ou marketing para começar de forma mais estratégica.
Escolher uma agência com a estratégia que a sua empresa precisa é fundamental. Porém, duas agências com a mesma estratégia podem sim dar resultados diferentes para o seu negócio. Na escolha da agência, o mais importante é dar “match”!
Ou seja, quando você for escolher uma agência, opte por aquela que esteja alinhada com o seu negócio, que entenda o que ele realmente precisa e desenvolva, junto com você, as metas a serem alcançadas. Se não deu esse “match”, pule fora!
No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de agência? E entender a diferença entre elas é fundamental para uma estratégia mais assertiva e com resultados reais. Vamos conhecê-las?
Agência de publicidade
Responsável por planejar, criar, executar e fazer divulgação de campanhas de propaganda e marketing para outras empresas, ela faz toda a operação relacionada entre seu cliente e os veículos de comunicação, sendo o modelo mais antigo e tradicional que existe no mercado.
As agências de publicidade trabalham com projetos que envolvem tanto o online quanto o offline. Seu principal papel é fazer a melhor gestão com a verba destinada para a publicidade de seus clientes.
Agência in house
A principal característica da agência in house é que ela fica alocada com um único cliente, ou seja, podem ser formadas pelos departamentos de marketing de uma empresa e possuem autonomia para desenvolver ações e estratégias.
Apesar disso, por serem integradas dentro da organização, em alguns casos de demandas específicas, é preciso contratar serviços de outras agências. Este modelo tem crescido bastante, no entanto, é preciso muito planejamento na hora de internalizar o serviço.
Agência de comunicação
Assim como as agências de publicidade, as de comunicação trabalham tanto no meio online quanto no offline, no entanto, os projetos desenvolvidos por elas são maiores.
Além de campanhas e peças publicitárias, este modelo faz todo um trabalho em cima de conteúdos institucionais e gestão da marca, o que envolve comunicação interna e até mesmo relações públicas.
Agência full service
Também chamadas de agência 360º, este modelo de agência oferece soluções completas. Para isso, elas são compostas por times multidisciplinares, capazes de abarcar qualquer projeto.
Justamente por seu modelo, a agência full service também atua on e off, e sua principal diferença é a variedade de serviços oferecidos e o rol de expertise.
Agência de performance
Com o foco bem pesado em resultados, a agência de performance empresta o nome do marketing de performance, que é caracterizado por trabalhar com estratégias que possam ser muito bem mensuradas.
Como no ambiente digital é bem mais fácil rastrear e acompanhar mais de perto a performance dos projetos, geralmente, este modelo trabalha com diversos tipos de demandas online, mas também pode fazer ações offline.
O maior diferencial nesta agência é a forma de pagamento, que também pode ser feita mediante resultados. Monitoramento em tempo real é o carro-chefe da agência de performance.
Agência de inbound marketing
Usando estratégias de inbound marketing, a agência é focada no que chamamos de marketing de atração, onde é criado todo um fluxo para atrair pessoas interessadas e fazê-las comprar um produto/ serviço.
No inbound marketing o processo é considerado passivo, uma vez que são definidas estratégias que vão despertando o potencial cliente de forma mais natural, sem chegar nele diretamente para a venda. O foco é na geração de valor e relacionamento, e aqui podem ser usados diferentes tipos de estratégias como criação de conteúdo relevantes em blog posts, redes sociais, email marketing, newsletters, landing pages entre outras.
Agência de design
Existem também agências focadas em um único tipo de nicho, o que garante maior especialização no serviço entregue. Este é o caso da agência de design.
Norteada exclusivamente na criatividade para o desenvolvimento de diversos tipos de peças, o intuito dessas agências é unir o melhor do design e da atratividade em suas produções.
Agência de conteúdo
Na mesma linha das agências de design, nestas o foco principal é a criação de conteúdos especializados. Com produção para estratégias tanto de inbound quanto de marketing de conteúdo, este tipo de agência tem foco na geração de valor e engajamento para as marcas.
Técnicas de storytelling, copywriting e otimizações de textos são aplicados em diversos tipos de plataformas (blogs, e-mails, landing pages, sites, redes sociais) e formatos (posts, ebooks, infográficos, artigos, podcasts, etc).
Agência de social media
Outra de ramo bem específico, a agência de social media visa o gerenciamento de perfis de seus clientes nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube, por exemplo.
Ela faz toda a comunicação gerada nesses canais, assim como adoção de campanhas com influencers, stories, impulsionamentos, SAC 2.0 (relacionamento com os usuários) e posicionamento.
Agência de desenvolvimento web
Focadas na criação, implementação e otimização de sites, e-commerces, blogs e aplicativos, ela oferece soluções de integração de sistemas, criação de layouts, usabilidade das aplicações e muito mais e são compostas, quase que integralmente, por profissionais de T.I. e profissionais que dominam programação.
Agência de branding
A agência de branding é voltada para a gestão e construção de marcas. Proposta de valor, posicionamento, tom de voz, identidade visual, linguagem, tudo que é relacionado à marca é de responsabilidade dela.
Um detalhe importante é que este tipo de agência não elabora campanhas publicitárias e nem cuida das relações públicas de seus clientes. No entanto, seu trabalho inclui atingir clientes, fornecedores e colaboradores da organização que atendem.
Agência de relações públicas
Em 2020 o termo “cancelamento” foi adotado como a palavra do ano. De lá para cá, o conceito se expandiu ainda mais, permitindo uma maior chance para a atuação das agências de relações públicas.
Direcionado para a melhora da percepção do público, esta categoria se preocupa em passar uma imagem adequada, tanto no posicionamento da marca quanto nos produtos/serviços que a marca oferece, a fim de manter unidade na comunicação, e servindo também com uma assessoria de imprensa.
Gerenciamento de redes sociais, media kits, releases, divulgação de eventos da marca, busca de parcerias, desenvolvimento de planos de comunicação e gestão de crises, são compromissos abraçados por ela.
Todo este trabalho pode ser realizado tanto para o público interno quanto externo.
Agência de marketing digital
Produção de conteúdos, gerenciamento de campanhas, layouts, sites, e-commerces, SEO, análise de resultados e muito mais, integram o escopo de serviço oferecido por este tipo de agência, que cuida de toda a parte criativa, analítica e estratégica do marketing digital dos seus clientes.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os diferentes tipos de agências, fica bem mais fácil escolher a que mais se adequa às necessidades da sua organização e, desta forma, alcançar resultados que sua empresa espera.