Administrar uma empresa é se desdobrar em muitas funções. E há diversas etapas envolvidas durante a gestão eficiente: coordenar a equipe, gerir a marca, cuidar da parte burocrática e acompanhar todo o processo. E nós sabemos o quanto isso não é fácil e demanda muito tempo.
E a vontade de ver o negócio crescer te faz pensar em desbravar os caminhos do marketing. E aqui há duas opções: você pode contratar uma agência ou definir uma equipe interna dentro da sua empresa. Se quiser ler as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos, clique aqui.
João Alberto é dono de uma empresa de uma pizzaria e andou pesquisando em como fazer o seu negócio crescer. Durante a pesquisa, teve como resultado que precisaria investir em marketing, e que o marketing digital é uma ótima opção, e mais barato do que o marketing tradicional.
Depois de pesquisar um pouco sobre o tema, João optou pela contratação de uma agência de marketing para cuidar da comunicação de sua empresa. Após algum tempo de contrato, João colocou a agência na parede, afinal não via o retorno de seu investimento.
Durante a reunião sobre as ações, a agência mostrou, com o uso de dados, que as ações estavam gerando resultado, havia muitas oportunidades, porém, após o possível cliente entrar em contato com a pizzaria, a venda não era fechada. O que estaria acontecendo?
Para descobrir onde estaria o erro, um verdadeiro pente-fino foi passado em todas as ações, tanto da parte da pizzaria quanto da agência. Foi então, que descobriu-se um problema de organização interna que, muito provavelmente, estaria minando o investimento de João em marketing.
A história de João é mais comum do que se pensa. Muitos empresários veem no marketing uma chance de crescer, vender e ter sua marca reconhecida no mercado, no entanto, antes de explorar essa área, é importante observar como está a estrutura organizacional do seu negócio.
O que considerar antes de ingressar no marketing?
É inegável que uma estratégia de marketing bem definida trás resultados reais a qualquer negócio. Mas para que isso ocorra, é preciso analisar alguns pontos:
Estrutura
Como está a estrutura do seu negócio? Sua empresa consegue dar conta se a demanda aumentar? Os atuais funcionários vão conseguir desempenhar suas atividades com qualidade quando isso acontecer?
Fazer essas perguntas é fundamental para entender a capacidade do seu negócio e de que forma você deve ajustar para que tudo corra bem.
Se, por exemplo, a pizzaria fizesse uma campanha promocional, mas tivesse problemas com tempo de entrega e falta de entregadores, a ação se torna inviável.
Organização
Como são os processos da sua empresa? Quais setores e pessoas estão envolvidas no funcionamento do negócio? Se uma delas faltar, o que pode acontecer? Existe um plano B?
Ter consciência de todas as etapas que envolvem os processos padrão da sua empresa te dará um norte para entender como o marketing poderá ser implementado e quem será o responsável por ser ponte de comunicação com a agência, como veremos no próximo tópico.
Estabelecer responsabilidades
Assim como no dia a dia do negócio, quando se pensa em iniciar campanhas e ações na área de marketing, é preciso definir quem serão os responsáveis pela área. Você pode optar por criar um departamento de marketing ou contratar uma agência. Se quiser saber as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos, clique ali.
No primeiro caso, é preciso contratar especialistas de confiança e repertório para estabelecer as melhores ações. Já no segundo, é importante definir quem será a ponte, pois, o maior especialista do seu negócio é você e, essa troca é fundamental para a criação de uma comunicação muito mais assertiva.
Alinhar expectativas
Uma das maiores dificuldades nas relações, sejam elas profissionais ou afetivas, é a tal da comunicação, pois cada um percebe o mundo conforme suas experiências, conhecimentos, valores e vivências.
Nos negócios, essa quebra do que se espera e do que será entregue é sentida no tempo de parceria entre você e seu cliente, por esse motivo, alinhar expectativas é fundamental.
Entender o que o cliente espera, quais suas percepções, estabelecer prazos e responsabilidades de cada lado, permite um entendimento real da oferta e as possibilidades que seu cliente tem quando fechar com você. É uma forma de minimizar altas expectativas e manter o cliente fidelizado e satisfeito.
Recursos disponíveis
As ações de marketing são dinâmicas e, para estar bem inserido, é preciso investimento. Se falarmos do marketing digital, ele ainda tem a vantagem de ser muito mais econômico que as mídias tradicionais e tem um alcance mais preciso sobre o público que você realmente quer atingir.
No entanto, o quanto será investido para essas estratégias conta e muito: afinal, os seus concorrentes também estão na rede e querem ser vistos. Um bom trabalho exige também teste e um pouco de paciência para que gere resultados reais.
Há duas possíveis formas de se trabalhar o marketing para negócios: com estratégias de longo prazo e as de curto prazo. Se quiser ler mais sobre o tema, acesse aqui.
Pensar e investir em marketing é sim fundamental para qualquer empresa, porém, para que funcione, primeiro é preciso colocar a casa em ordem, alinhar processos internos que possam atingir negativamente os possíveis resultados.
E se precisar de uma ajuda neste processo, conte a expertise da equipe Takt Digital.