Quando se pensa em contratar uma agência de Marketing Digital, é preciso ter em mente também qual é o papel da empresa contratante e qual é a responsabilidade da agência contratada.
Uma parceria entre o cliente e a agência é o fator chave para a criação de campanhas de sucesso. Por isso, muito mais do que alinhar expectativas, trabalhar em parceria com uma agência é uma necessidade para alavancar a sua empresa de uma vez por todas.
Pense na seguinte analogia:
Um avião só consegue voar bem com as duas asas, certo? Imagine que o avião voando representa a estratégia. O que representará uma das asas é a agência de Marketing, e a outra, a empresa contratante – ambas atuando em sintonia e parceria para permitir que o avião (a estratégia) voe sem problemas.
Porém, como definir os papéis de cada “asa”? É isso que você encontrará por aqui. Confira!
Dentro da estratégia de Marketing Digital, o que é de responsabilidade da agência?
Afinal, o que é exatamente a responsabilidade da agência dentro da estratégia de Marketing Digital? Confira:
1. Estudo do negócio
A primeira parte da realização de uma estratégia de Marketing Digital assertiva é a realização do estudo do negócio: como o mercado do segmento do cliente se comporta e como alcançar o público-alvo do negócio. Mas lembre-se: fornecer as informações para isso é sua responsabilidade. Estudá-las, é de responsabilidade da agência.
2. Gestão dos serviços contratados
Outra responsabilidade importante da agência de Marketing Digital é o planejamento e a gestão dos serviços contratados: campanhas, anúncios, redes sociais, site, blog, etc.
A agência de Marketing Digital irá utilizar a sua expertise para otimizar a conversão nos canais de comunicação do cliente, e para isso, são realizados testes A/B, pesquisas de palavras-chave, trabalhos de SEO, iscas de conversão, criação de conteúdos, entre outras possibilidades.
3. Entrega de resultados
Outra responsabilidade da agência de Marketing Digital é a mensuração e entrega dos resultados. Para isso, são realizadas reuniões mensais ou trimestrais com o cliente para a apresentação do relatório com os números obtidos, onde insights de ambas as partes são bem-vindos para potencializar os resultados e aumentar a lucratividade.
Porém, quais outros papéis são desempenhados pela agência e pelo cliente para alcançar o sucesso da campanha? Continue acompanhando!
A sua participação é essencial para o sucesso da estratégia de Marketing Digital!
Outra que precisa ser levada em consideração é que você, dono da empresa, conhece o seu negócio mais do que ninguém. Portanto, a sua participação é essencial para que a estratégia alcance o sucesso almejado.
O Marketing Digital é a realização de estratégias baseadas em dados, e a agência só saberá das informações que você apresentar a ela – antes, durante e depois da campanha estar no ar.
Antes da campanha:
Antes de começar uma estratégia de Marketing Digital na empresa, você precisa fornecer todas as informações que são relevantes para a confecção da campanha: o histórico da empresa, ações que deram certo, ações que não geraram resultados… isso é sua responsabilidade!
Além disso, é nas reuniões antes da veiculação da campanha que os objetivos e as metas da estratégia são definidos. Muitas pessoas imaginam que a definição das metas é feita pela agência, e o cliente apenas dá o aval ou não. Porém, a definição das metas é de responsabilidade conjunta! Alinhar as expectativas é um trabalho que deve ser feito em parceria – mas, sobre isso, vamos conversar mais adiante neste conteúdo.
Durante a campanha:
Na segunda etapa, ou seja, durante a campanha, é preciso comunicar continuamente como a estratégia está impactando o negócio, isso é responsabilidade da empresa contratante.
A responsabilidade da agência de Marketing Digital, por sua vez, é o monitoramento da campanha e o acompanhamento dos resultados, pois caso seja necessário, é nesse momento que os ajustes são realizados para que a estratégia fique bem alinhada com os resultados propostos.
Além disso, a agência de Marketing Digital também pode fornecer insights para potencializar os resultados da estratégia.
Após a campanha:
Na etapa após a campanha, é fundamental que a empresa forneça todos os resultados que a campanha gerou para o negócio: leads contatados, vendas fechadas, faturamento das vendas provenientes do digital, participação desse número no faturamento total, entre outras métricas para definição dos resultados – isso é responsabilidade da empresa.
Porém, como “medir o sucesso”? Como saber se os resultados alcançados após a campanha são bons ou ruins? Continue a leitura!
Afinal, quem define os indicadores de performance?
Planejar os indicadores de performance que serão utilizados para medir o sucesso de uma estratégia é fundamental para mensurar o retorno de uma estratégia.
Você pode estar pensando: mas não é responsabilidade da agência definir os indicadores de performance?
Na verdade, não é. A responsabilidade é de ambas as partes!
Vou te dar um exemplo prático:
Caso o seu objetivo seja gerar leads (contatos qualificados, ou seja, possíveis clientes) através de uma campanha, você precisa definir qual é o número de leads você deve possuir para fechar a quantidade de vendas ideal para a sua realidade (um número que você consiga suprir, e ao mesmo tempo, te gere lucro). Vamos pensar que a sua meta é de 10 vendas, ok?
Agora, veja qual é a taxa de conversão do seu funil de vendas. Por exemplo, se a cada 10 leads, 5 vendas são fechadas, então você precisa receber 20 leads para fechar as 10 vendas que você definiu como meta.
Mas calma, não vai jogar o número de vendas lá em cima e pedir um número gigante de leads para a agência. Esse número tem que ser factível e realista – Marketing Digital é estratégia, não milagre.
Depois dessa definição, vem o plano de ação – responsabilidade da agência. Como essa meta será alcançada? Continuando o exemplo da geração de leads, a meta de leads captados pode ser alcançada aumentando em X% o tráfego no site através do investimento em Google Ads.
E quando os leads chegam até a sua empresa? É a sua responsabilidade (no caso, da sua equipe comercial) fechar a venda! Se você entrar em contato com esse lead três meses depois de ele ter deixado o contato, a venda certamente não será fechada. Portanto, é preciso estar atento a esses pequenos detalhes para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital.
Você tem alguma dúvida sobre como é feita a campanha de Marketing Digital? Vamos conversar, entre em contato conosco sem compromisso!
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