“Educar o público” é um termo que gera dúvidas na cabeça de muitas pessoas. Porém, é um conjunto de estratégias muito utilizado pelas grandes marcas para gerar conexão, credibilidade e captação de clientes.
Se você possui um negócio próprio ou trabalha de alguma forma no departamento de marketing da sua empresa, esse conteúdo é para você! Educar o público é um conjunto de estratégias para uma comunicação muito mais assertiva, gerando resultados concretos para a sua empresa!
Quem compraria a Coca-Cola, um líquido preto e espumoso, se ninguém a conhecesse?
Refazendo a pergunta de outra forma: quem compraria a Coca-Cola, se ela não tivesse gerado valor perante o seu público, transmitindo a mensagem de felicidade através de seus conteúdos?
Provavelmente, o Papai Noel que conhecemos não existiria (você sabia que foi a Coca-Cola que deu a cor vermelha tão característica no personagem que é conhecido no mundo todo?).
É através das estratégias voltadas para a educação do seu público que você terá o direcionamento do tipo de comunicação certa para ele em cada momento, gerando conhecimento, confiabilidade, credibilidade e mais!
Por isso, continue acompanhando esse conteúdo. Você verá assuntos como:
– O que é “educar” o público?
– Marketing de Conteúdo: como essa estratégia contribui para educar o público?
– 3 Marcas que utilizam o Marketing de Conteúdo para você se inspirar
– O papel do Funil de Vendas no processo de educar o público
– 3 dicas práticas para aplicar essa estratégia
Boa leitura!
O que é “educar” o público?
“Educar” o público-alvo é um conjunto de estratégias que devem ser aplicadas por toda empresa, qualquer que seja o segmento ou atuação. Inclusive, muitas empresas buscam exatamente os efeitos dessa estratégia sem saber que ela possui um nome e uma aplicabilidade.
Educar o público nada mais é do que preparar ele para a decisão de compra. Nem todas as pessoas estão preparadas para consumir o seu produto ou o seu serviço, pois muitas dessas pessoas têm dúvidas e se vêem cercadas da concorrência disputando pela decisão de compra delas.
Por exemplo, uma pessoa que representa o público-alvo de uma marca, quando vai consumir um produto ou serviço desse segmento, sempre se depara com diversas opções, e se pergunta “Qual eu compro: o produto da Marca X, da Marca Y ou da Marca Z?”.
A escolha que virá depois dessa pergunta pode ser pautada por diversos fatores: experimentação anterior do produto pelo consumidor, indicação de alguém que ele confia, preço competitivo, conhecimento da marca escolhida, entre outros.
Mas, uma coisa é certa: a maioria das pessoas prefere comprar aquilo que já conhecem. Você concorda comigo que, se o consumidor já conhece a sua marca e é fidelizado nela, a probabilidade de ele escolher seu produto é muito maior?
Voltando para o exemplo da Coca-Cola: quem compraria um líquido preto e espumoso, que ninguém conhece? A Coca soube trabalhar bem a questão da motivação por trás da compra do refrigerante: a felicidade! Perceba: todos os conteúdos que a marca gera são reflexos desse sentimento, e inconscientemente, isso nos afeta a consumi-lo.
Um dos pilares para a fidelização do cliente é o sentimento de confiança e credibilidade que ele tem com relação à sua marca. É nesse sentido que educar o público se encontra, pois o melhor jeito de atingir o que você quer transmitir com a sua marca, é através do conteúdo e da confiança que ela gera.
Marketing de Conteúdo: como essa estratégia contribui para educar o público?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital voltada para a produção de conteúdos relevantes e interessantes para o público-alvo de uma empresa.
Esses conteúdos têm como objetivo atrair a atenção do público-alvo para a marca, oferecendo alguma informação gratuita para ele. Alguns exemplos de Marketing de Conteúdo são os blogs no site da marca, conteúdos nas redes sociais, conteúdos em e-mails marketing, e-books e outros materiais ricos.
Através do Marketing de Conteúdo, o público passa a conhecer e se relacionar com a marca antes mesmo de pensar em consumir o produto ou serviço.
Imagine a situação: a Ana é o exato público-alvo de uma nutricionista, mas ela não está pensando em adquirir esse serviço no momento.
Porém, a Ana é atingida por um conteúdo nas redes sociais: “5 receitas saudáveis e rápidas para o dia a dia”. Ela, possuindo as características do público-alvo da nutricionista, clica e gosta desse conteúdo.
Não demora muito para ver outra postagem: “Dicas de bons alimentos para comer no seu pós-treino”. Ela, mais uma vez, clica e gosta desse conteúdo.
Cada vez mais, esses conteúdos vão se tornando interessantes para a Ana, que começa a ficar cada vez mais interessada no serviço da nutricionista.
Quando ela pensar em contratar uma nutricionista, em quem ela irá pensar? E se ela conhecer alguém que precise, qual a nutricionista que ela irá indicar? Exatamente, essa nutricionista!
Todos os conteúdos serviram para fazer com que ela ganhasse confiança no serviço dessa nutricionista. Através dos seus conteúdos, ela percebeu que essa profissional “domina” os assuntos relacionados à profissão.
3 Marcas que utilizam o Marketing de Conteúdo para você se inspirar:
Listamos 3 marcas que utilizam a estratégia de Marketing de Conteúdo para servir como uma inspiração para você:
– Red Bull: essa marca adota o Marketing de Conteúdo voltado para o universo dos seus consumidores, seu estilo de vida! Por isso, ela divulga várias informações e conteúdos relevantes para eles, como músicas, eventos, novidades, games, etc.
– Nestlé: no site da marca, você consegue perceber de cara o Marketing de Conteúdo presente. Logo que você entra, você se depara com dicas de cuidados com a saúde, receitas, ensinando como identificar quantidades de nutrientes em alimentos, etc.
– Magazine Luiza: a marca criou o “Blog da Lu”, que tem conteúdos sobre as novidades do mercado, guias para os consumidores, notícias sobre tecnologia, entre outros.
Ou seja, essas marcas não investiram em comunicar energéticos, alimentos ou geladeiras. Elas comunicam conteúdos que fazem parte do universo do seu público-alvo, gerando conexão com ele e trazendo informações que realmente são relevantes para os consumidores.
Mas, como saber qual o tipo de conteúdo fazer? Não, a escolha do conteúdo não é aleatória!
Uma forma bem sucedida de aplicar a estratégia do Marketing de Conteúdo é segmentar cada conteúdo de acordo com o estágio de conhecimento e interação que esse consumidor tem com a marca.
Vai ficar mais claro, sério! Continue acompanhando…
O papel do Funil de Vendas no processo de educar o público
Educar o público alvo nada mais é do que chamar a atenção e atrair pessoas direto para o seu Funil de Vendas, e trabalhar esses potenciais clientes através do Marketing de Conteúdo para o objetivo final: a venda!
Porém, o que é exatamente o funil de vendas? Antes de mais nada, deixa eu te familiarizar com esse termo:
O funil de vendas é uma estratégia baseada em segmentar o seu público-alvo em estágios diferentes dentro do processo de compra, para direcionar a ele a estratégia correta de conversão.
Topo de funil: as pessoas acabaram de entrar no seu funil de vendas, ou seja, são os “visitantes” e os “leads”. Nesse estágio, a melhor estratégia de conteúdo para educar o público é voltada para o “aprendizado e descoberta”, e “reconhecimento do problema”.
Meio de funil: agora, essas pessoas são as “oportunidades”. É nesse estágio que há a “consideração da solução”, ou seja, as pessoas estão engatinhando para uma etapa mais profunda do funil, e os conteúdos voltados para a educação do cliente devem ser, consequentemente, mais profundos.
Fundo de funil: nessa etapa, as pessoas já estão educadas com relação aos benefícios do seu produto e estão prontas para a compra. Por isso, os conteúdos devem ser gatilhos para a “decisão de compra”.
A cada estágio do funil de vendas, há um tipo de conteúdo diferente para aquela pessoa de acordo com o estágio em que ela se encontra, com o objetivo de promover a educação do público dentro daquela etapa.
Aplicando…
Lembra da nutricionista? Pois é! Cada vez mais que a Ana consome os conteúdos da nutricionista, mais “profunda” ela ficará no Funil de Vendas.
Enquanto ela era Topo de Funil, recebia conteúdos como “Receitas para o seu almoço”, conteúdos mais abrangentes do universo da nutrição, que, naturalmente, atingem mais pessoas – como a parte de cima de um funil mesmo.
Quando ela se tornou Meio de Funil, os conteúdos já eram “Quais dietas não funcionam”, o tipo de conteúdo que alguém interessado em dietas consumiria. Algumas pessoas, não interessadas em dietas (e consequentemente no serviço da nutricionista), caíram fora do funil, restando aqueles que realmente serão os potenciais clientes da profissional.
Quando ela se tornou Fundo de Funil, os conteúdos se aproximavam mais ainda do serviço da nutricionista, sendo “Qual a importância do papel da nutricionista para uma pessoa que quer emagrecer”. Nessa etapa, entram conteúdos que são gatilhos para a decisão de compra do consumidor, incentivando a esse objetivo.
Cada empresa e negócio pode produzir conteúdos diferentes seguindo o fluxo para cada etapa do funil. A educação do público-alvo, consequentemente, acontecerá através desses conteúdos.
Se você ainda não sabe com certeza quem é o seu público-alvo, eu te indico o conteúdo “Como definir e encontrar o seu público-alvo em 4 passos”. Para acessar, clique aqui.
3 dicas práticas para aplicar essa estratégia
Separamos algumas dicas práticas e relevantes para você aplicar todas essas estratégias voltadas para a educação do público-alvo, começando por:
1- Faça um planejamento de conteúdo
O planejamento é o primeiro passo para identificar se você está produzindo conteúdos realmente relevantes para a sua empresa. Não poste apenas seus produtos!
Faça conteúdos que você se interessaria se não fosse o dono do negócio: conteúdos atrativos, que chamam a atenção e informam alguma coisa relevante de acordo com o segmento que você atua, desde conteúdos mais superficiais até gatilhos para a compra.
Após listar esses conteúdos, separe-os nas categorias de Topo, Meio e Fundo de Funil, de acordo com a proximidade e preparo que o seu lead (o potencial cliente) terá para a decisão de compra.
2- Explore canais de comunicação:
Não se limite a explorar apenas um canal de comunicação, mas pense em uma estratégia que abranja vários meios. Por exemplo, alguns canais que você pode acrescentar na sua estratégia são: redes sociais variadas (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok… vá onde o seu público está), e-mails marketing segmentados, conteúdos de blog para o seu site com informações relevantes, materiais ricos, etc.
3- Utilize ferramentas para acompanhar o Funil de Vendas
O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. É nesse ponto que ferramentas que acompanham a sua estratégia se fazem necessárias.
Uma indicação da Takt é o RD Station, a ferramenta em que somos parceiros nível Silver. Essa ferramenta é ótima para a produção e segmentação de e-mails marketing de acordo com a etapa em que o lead está dentro do Funil de Vendas, entre outras funções incríveis.
Se você tem dúvidas sobre como pode aplicar as estratégias voltadas para educação do público-alvo, entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você.
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