Trabalhar com marketing exige planejamento e estratégias de curto e de longo prazo, mas para isso funcionar, as áreas de marketing e o time de vendas devem estar alinhadas, trabalhando juntas.
Porém, antes de mais nada, você precisa entender que há dois tipos de táticas usadas: as estratégias de longo prazo e as de curto prazo, mas qual é a melhor para o seu negócio?
Estratégia de curto ou de longo prazo: como definir a melhor estratégia?
A estratégia a ser adotada vai depender do que foi estipulado como objetivo de marketing, e considerando que mais de 80% de potenciais compradores fazem pesquisas diariamente no Google, é fundamental estabelecer um objetivo e, aí sim, definir a melhor estratégia.
Mas quais objetivos se pode definir?
Talvez num primeiro momento isso não seja tão claro, por isso listamos abaixo alguns objetivos que pode determinar:
- Criar conhecimento da marca;
- Estabelecer autoridade;
- Conquistar classificação mais alta nos mecanismos de buscas;
- Gerar tráfego no site ou blog;
- Educar e qualificar os leads;
- Melhorar o valor de vida do cliente;
- Aumentar a receita;
E dentro de cada objetivo é preciso estabelecer indicadores-chave de performance (KPI), para acompanhar a evolução do objetivo e metrificar os resultados.
Estratégias de curto prazo
Em primeiro lugar, um adendo: quando se fala em estratégias de curto prazo não significa que elas ocorreram de um dia para o outro, mas sim que elas trazem retorno em tempo menor do que se comparadas com as estratégias de longo prazo. Mas fique tranquilo, vamos explicar melhor ao decorrer da leitura.
Entre as estratégias de curto prazo, estão basicamente as ações pagas, ou seja os anúncios, que podem ser:
Publicidade pague por clique (Pay Per Click ou PPC)
Considerada uma das melhores maneiras de atingir o público, pois permite que seus anúncios apareçam no Google instantaneamente ao lançamento da campanha.
O PPC permite que você alcance pessoas interessadas no seu produto ou serviço onde elas estão e ganha uma vantagem competitiva com seus concorrentes.
Publicidade em mídias sociais
Com a expansão das conectividades nas mídias sociais, a publicidade nas mídias sociais é um caminho sem volta. E aqui você pode direcionar as pessoas para que acessem o seu site, blog ou realizar conversões, no geral.
Redução de preço
uma estratégia de marketing que, com certeza, aumenta as vendas é a redução do preço. Reduzir valores permite que, alguém que esteja interessado e talvez tenha dúvidas, adquira o seu produto ou serviço.
Entretanto, isso não basta, a fidelização do cliente só ocorre quando acontece o combo: bom atendimento, experiência de compra e suporte no pós-compra.
Estratégias de longo prazo
Depois de ter visto as estratégias de curto prazo, você pode estar se perguntando porquê investir nas de longo prazo e nós te contamos o motivo.
As estratégias de longo prazo são como um mapa: elas orientarão toda a sua trajetória até o resultado final. Geralmente, o tempo estimado para se trabalhar com elas é de, no mínimo, um ano para que se possa ver resultados mais concretos. Afinal de contas, um bom marketing envolve planejamento, teste e adaptação.
Algumas das ações que podem ser trabalhadas nesse sentido são:
Marketing de conteúdo
Uma das estratégias mais importantes da atualidade, o marketing de conteúdo é um ação com foco na educação dos seus visitantes sobre seu negócio, produto ou serviço.
O conteúdo deve ser relevante, atraente e focado nos interesses, dúvidas e anseios do seu público.
Inbound marketing
Também conhecido como marketing de atração, é uma técnica que trabalha com três pilares: atrair, converter e encantar os clientes. O foco aqui é em conquistar seu público para que ele te dê permissão para uma conversa mais direta, como a captação de email, por exemplo.
Com o inbound marketing é possível criar um relacionamento duradouro com o seu potencial cliente, e, até mesmo, transformá-lo em um promotor da sua marca.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
O SEO é uma técnica poderosíssima que trabalha palavras-chave para um melhor ranqueamento no Google, fazendo com que seu conteúdo seja mais facilmente encontrado nos termos de pesquisas.
O trabalho com SEO é fundamental, mas demanda tempo. É uma estratégia orgânica e eficaz para que as pessoas conheçam você.
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