Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre experiência do usuário. Seja para um e-commerce ou site, não tem jeito, se você quer que o seu cliente tenha uma navegação fluida e consequentemente, faça uma compra, você precisa apostar nisso.
Se a sua marca tem blog e investe em estratégias orgânicas com marketing de conteúdo, então é preciso se cercar ainda mais para oferecer a melhor experiência, já que o Google usa métricas bem específicas para mostrar os melhores conteúdos aos usuários.
Mas o que exatamente é experiência do usuário e como entregar a melhor experiência? É exatamente isso que falaremos aqui. Vamos lá?
O que é experiência do usuário?
De forma direta e objetiva, a experiência do usuário envolve todas as interações que o cliente tem com uma marca. Mas, com o avanço das tecnologias e a transformação digital cada vez mais acelerada, a experiência também migrou para a internet.
Se antes oferecer uma boa experiência era visto como diferencial, hoje as coisas mudam um pouco de figura. Isso porque, com esse acesso fácil à informação, os usuários estão mais exigentes e têm muitas referências para embasar: as redes sociais e as experiências que têm com sites e blogs de grandes marcas.
Isso significa que, não importa o nicho ou o tamanho da sua empresa, sempre que o usuário navegar no seu url, ele espera encontrar uma navegação fluida, fácil e rápida.
Sempre pense que a experiência do usuário está para sensações, assim como o marketing está para as pessoas. Desta forma, além de um design atrativo, existem outros fatores que podem interferir na experiência do usuário, vamos ver alguns deles logo abaixo.
Principais fatores envolvidos na experiência do usuário
Nós já falamos que uma boa experiência tem poder de converter os usuários, seja gerando tráfego, fazendo ou uma compra ou clicando em um CTA. Mas isso só é possível se o seu site estiver em ordem com os seguintes fatores:
Design
A beleza até pode ser relativa, mas ela tem um peso gigante quando o assunto é design. Não é à toa que existe toda uma área que estuda profundamente a relação entre experiência e design, mais conhecida como UX Design.
Por isso investir em um layout harmonioso, agradável e coerente é sim garantir a experiência do usuário.
Usabilidade
“Não basta ser só um rostinho bonito, tem que ter conteúdo” ou, nesse caso, precisa ser funcional. E o que isso significa? Não adianta criar um design lindíssimo se a navegação é complexa demais ou demora muito tempo para acontecer todo o carregamento da página.
Além disso, é importante pensar na funcionalidade das coisas: elas resolvem um problema do usuário? Satisfazem alguma necessidade?
Um jeito de não errar na hora de estruturar um site em boas práticas de UX é sempre pensar: se eu fosse o usuário e estivesse interessado no meu site, eu encontraria todas as informações que eu preciso de forma fácil? As imagens e blocos de texto carregam facilmente? Eu consigo interagir com os elementos sem problemas?
Se faça e responda, com sinceridade, todas essas perguntas. Elas vão dar uma boa base para os tipos de otimizações que precisam ser feitas.
Acessibilidade
Não é novidade que os dispositivos móveis fazem parte da nossa vida e, eles são as principais mídias de acesso quando se fala em pesquisa na internet, seja pelas redes sociais ou via navegadores mesmo.
E aí entra um outro pilar importante da experiência do usuário: a acessibilidade, ou seja, se o site está otimizado para celulares, tablets e desktops. Cada modelo de tela tem características específicas e que devem ser levadas em conta no projeto do site.
Sites responsivos não é diferencial, é uma obrigação se você quer ranquear no Google, mas ainda assim, muitas empresas têm deixado a desejar nesse sentido, por isso, fique esperto!
Performance
Já comentamos brevemente sobre isso, mas não custa reforçar: o desempenho do site é um fator poderosíssimo quando se fala em impacto na experiência.
E se você quer estar na primeira página (serp) do Google, não pode deixar esse ponto de lado, mas fique tranquilo, vamos abordar isso no próximo tópico.
Mas o que o Google considera para a experiência do usuário?
Os fatores de ranqueamento são os critérios que o Google usa para decidir quais páginas devem ser privilegiadas e aparecer no primeiro nos resultados de pesquisa.
E para entender a relevância disso nem é preciso ir muito longe. Quando você faz uma pesquisa no Google, costuma sair da primeira página ou fica satisfeito com os primeiros resultados?
Pois é! Isso quer dizer que quanto mais para o “fundo” sua marca estiver, menos chances ela terá de ser encontrada e conhecida, por isso, entregar conteúdo relevante e completo e melhorar a experiência de navegação são tão importantes.
Mas, voltando aos critérios de experiência, além da responsividade, confira outros fatores que o buscador avalia:
Carregamento: páginas que demoram muito para carregar não são bem vistas pelos Google. E quanto é o tempo ideal? De acordo com a própria empresa, sites que levam até 2,5 segundos de carregamento oferecem uma boa experiência.
Interatividade: o usuário clicou em algo e a página demorou para reagir? Iiih, isso não é um bom sinal! A interatividade nada mais é do que o tempo entre o comando que o usuário dá até a página estar totalmente pronta (reação).
Navegação segura e https: foi-se o tempo em que internet era sinônimo de vírus. É claro que sites mal-intencionados ainda existem, mas graças a várias atualizações do Google, sites com links suspeitos ou inseguros, são punidos pela plataforma. E como “avisar” ao buscador que seu site é seguro? Investindo em protocolos como o https (indicado por aquele cadeadinho no canto superior da url 🔒).
Estabilidade visual: quando alguém entra no seu site o layout muda drasticamente e com frequência ou ele carrega de maneira estável? Quanto mais baixas forem essas oscilações, maior a estabilidade visual dele, logo, melhor é a experiência que ele oferece!
Depois de tudo isso que falamos, você pode estar se perguntando, por onde começar? Existem ferramentas gratuitas na internet que ajudam a avaliar a saúde do seu site, como o PageSpeed Insights, do Google, que faz um diagnóstico das principais métricas que o buscador avalia. Vale a pena dar uma olhada!
E se precisar daquela mãozinha extra para otimizar o seu site, conte com a Takt Digital! Somos especialistas em marketing de performance!