Como conquistar novos clientes?
Se você possui uma empresa, eu tenho certeza de que essa é uma pergunta frequente na sua cabeça.
Cada negócio exige uma estratégia que leva em consideração o seu público e o seu orçamento disponível, e, para construí-la, o mercado indica um caminho com oportunidades eficazes para a conquista de novos clientes.
Portanto, percebendo essas oportunidades latentes, decidimos reuni-las neste conteúdo com as 5 etapas eficazes para conquistar novos clientes. Não se esqueça de pegar papel e caneta e anotar todos os insights que vão surgir a partir da leitura deste conteúdo. Acompanhe:
1. Preste atenção na real necessidade do seu público
Antes de mais nada, você sabe qual é a real necessidade do seu público?
Essa até pode ser uma pergunta óbvia, mas nem sempre a empresa tem bem estabelecido em si qual é a dor que o seu produto ou serviço está resolvendo para o cliente.
A motivação por trás da compra do seu produto é um dos principais fatores que revelam a dor que o cliente possui, que nem sempre é clara ou é comunicada pela empresa. Muitas vezes, as organizações focam exclusivamente em comunicar os benefícios do seu produto, e esquecem de mostrar o que ele está, de fato, resolvendo.
Por isso, a primeira etapa para conquistar um novo cliente é saber o motivo pelo qual ele deve adquirir o seu produto. A partir disso, você saberá a melhor maneira de construir um relacionamento e se comunicar com ele, contribuindo não só para atraí-lo, mas também para mantê-lo.
Para tirar de uma vez por todas a dúvida sobre qual é a dor, ou seja, a necessidade que o seu produto está resolvendo, leia “Você sabe qual é a dor que o seu produto resolve?”. Para acessar, clique aqui.
2. Construa um processo comercial
Quando se fala em conquistar novos clientes, a estruturação da equipe de vendas e a estratégia comercial são fundamentais antes de atrair novos clientes em escala. Dessa forma, de que adianta atrair novos clientes, se não há um processo para recebê-los?
Vale lembrar que o processo comercial da empresa varia conforme o tipo de produto que é oferecido, o volume de vendas, o número de colaboradores, o modelo de negócio, a estratégia adotada pelo negócio… Todos esses fatores influenciam na hora de estruturar o processo que norteiam suas vendas.
É comum, por exemplo, que em empresas pequenas, um colaborador (e até mesmo, o próprio dono) realize a função de um gestor comercial, preparando por si mesmo as estratégias e ao mesmo tempo, atendendo os clientes e realizando o serviço. Porém, isso está longe de ser o ideal.
Um processo comercial estruturado vai muito além do que apenas atender o cliente, ele mapeia todos os pontos de contato do seu potencial cliente com a sua empresa, e prepara estratégias para direcionar o seu lead até a venda, através do Funil de Vendas.
Assim, a equipe de marketing e a equipe de vendas trabalham em conjunto para direcionar todos os potenciais clientes da empresa até a compra, acompanhando cada uma das etapas da Funil. Mas, como isso ocorre? Continue!
3. Acompanhe o Funil de Vendas
Você sabia que nem todos os potenciais clientes da sua empresa estão preparados para comprar o seu produto?
O Funil de Vendas é uma estratégia baseada em segmentar o seu público-alvo em estágios diferentes dentro do processo de compra, para direcionar a ele a estratégia correta de conversão.
Essa estratégia, portanto, reúne todas as fases pelas quais o potencial cliente passa até chegar à venda. Ela segmenta o público-alvo em etapas, levando em consideração o nível de preparo que o potencial comprador está para a finalizar a compra.
– Visitantes:
Os visitantes correspondem ao Topo de Funil, ou seja, são pessoas que acabaram de ter contato com a sua marca. Elas ainda não possuem nenhum preparo para consumir o seu produto, pois estão ainda na fase de aprendizado e descoberta, entendendo qual é a sua necessidade e a sua dor.
– Leads:
Os leads são pessoas que estão em uma fase um pouco mais profunda do funil, mas ainda são pessoas do Topo de Funil que não estão educadas o suficiente para a compra. Elas já são contatos captados pela empresa, e estão reconhecendo o seu problema.
– Oportunidades:
As oportunidades já correspondem ao Meio de Funil, e estão considerando a solução. Essas pessoas já estão a caminhos de realizar a compra, mas ainda estão estudando e pesquisando sobre as empresas que gostaria de fechar o negócio.
– Clientes:
“Clientes” é a última etapa do Funil de Vendas são os clientes, que já são Fundo de Funil e estão direcionados para a decisão de compra. Nessa etapa, as estratégias de conversão voltadas para a venda do produto são aplicadas.
Todas essas etapas são voltadas para educar o público-alvo e estruturar um relacionamento com ele, levando em consideração o conteúdo que será comunicado em cada etapa do Funil e os canais de captação, onde essas etapas serão realizadas.
4. Invista em novos canais de captação
Uma etapa muito importante para conquistar novos clientes é explorar possibilidades de canais de captação dos seus leads. Você precisa estar onde ele está! Por isso, reunimos aqui alguns canais de captação de clientes que são ótimos investimentos:
Blog:
Os blogs continuam sendo um canal eficaz para a captação de novos clientes, em diversos segmentos de atuação. Por exemplo, lojas que possuem blog trazem 2,5 vezes mais clientes que as lojas que não possuem.
O blog, além de gerar autoridade para o seu serviço, contribui para atrair 97% mais tráfego para o seu site, atraindo leads qualificados e aumentando ainda mais a chance de conversão (vendas) para a sua empresa.
Algumas grandes empresas que possuem blog e que talvez você não saiba:
– Nestlé: Receitas Nestlé
– Magazine Luiza: Blog da Lu
– Nubank: Fala, Nubank.
Por isso, invista em um blog!
Social:
A presença das redes sociais é algo indispensável atualmente. Por isso, com certeza, esse é um canal que você deve investir, não importa o seu segmento de atuação e o seu público-alvo (não se engane, B2B também deve possuir uma rede social, basta identificar quais são mais adequadas para a estratégia).
Porém, não vá logo de cara criando um perfil no Instagram. Primeiramente, estude o seu público e saiba quais redes ele frequenta, e então marque presença nessa rede.
Para algumas empresas, o Instagram e o Facebook são fundamentais. Para outras, o LinkedIn é uma ferramenta indispensável. E ainda, para outras, o Tik Tok é a ferramenta que trará a maior visibilidade para o negócio, e assim por diante.
E-mail Marketing:
A utilização de e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz para o relacionamento da empresa com os seus leads. Um conteúdo relevante e com a segmentação correta dentro do Funil de Vendas tornam essa ferramenta um ótimo canal para captação de clientes. Além disso, ela é uma estratégia financeiramente muito viável pela sua eficácia.
SEO:
Você sabia que apenas 5% dos usuários visitam a segunda página de resultado de busca do Google?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias orgânicas (não pagas) que visam melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, como o Google. Dessa forma, essa estratégia é construída através da criação de conteúdos (como blogs), link building, experiência do usuário, etc.
Por isso, invista nos conteúdos do seu site e utilize SEO!
Mídia paga:
As mídias pagas (como Facebook Ads e Google Ads) são uma ótima ferramenta para aumentar o tráfego e atrair mais clientes para o seu conteúdo ou o seu site.
Elas têm uma atuação fundamental em aumentar a visibilidade do seu negócio, e ao contrário do que muitos pensam, é possível investir em Ads com orçamentos não muito altos. Além disso, o retorno em vendas que a utilização de mídia paga gera, vale muito a pena!
5. Não se esqueça do pós-venda
A última etapa é tão importante quanto as outras, mas é muito esquecida por grande parte das empresas. O pós-venda é voltado para manter o cliente que já foi conquistado na sua empresa.
As estratégias de relacionamento voltadas para o momento após a compra são essenciais para a fidelização do cliente, por isso, pensar em pós-venda é fundamental!
Além disso, é nesse momento que você pode receber o feedback do cliente relacionado ao seu produto ou serviço, o que te dá grandes oportunidades de melhorias no processo de compra dos seus consumidores.
Não se assuste na hora de colocar em prática todas essas estratégias, estamos aqui para te ajudar! Nós temos soluções personalizadas para cada negócio que trazem resultados concretos e podem ser um divisor de águas para alavancar a sua empresa.
Assim, essas soluções incluem Performance (Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads), Inbound Marketing (Automação de Marketing, E-mail Marketing e Marketing de Conteúdo) e Criação & Desenvolvimento (Site, E-commerce, Landing Pages e Blog).
Além disso, nós atuamos em todo o Brasil!
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– Por que você deve educar o seu público e qual o papel do Funil de Vendas nesse processo