O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que pode alavancar a sua empresa. Mas, se a sua equipe comercial não estiver preparada para atender a demanda que é gerada por essa estratégia, os esforços de Inbound podem ser em vão.
Leia esse conteúdo e aprenda como preparar a sua equipe comercial para o Inbound Marketing, isso pode fazer toda a diferença para a sua empresa!
Antes de tudo, você sabe o que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que busca atrair o público-alvo para a sua empresa através de conteúdos que podem ser relevantes para ele. Por meio desses conteúdos, o seu público ganha confiança na sua marca e na utilização do seu produto/serviço.
Além disso, o Inbound Marketing tem a função de ser a ponte entre a solução que a sua empresa oferece, e o problema (a “dor”) do seu cliente em potencial. Portanto, é através do Inbound que as pessoas chegam até a sua empresa.
Com a utilização da estratégia de Inbound Marketing, a sua empresa pode ter inúmeros benefícios, e os principais são:
– Credibilidade para a sua empresa
O seu público-alvo, ao ver que você domina os assuntos relacionados ao seu produto/serviço, ganha a confiança necessária para contratar a sua empresa. Essa confiança é essencial para que você obtenha uma vantagem competitiva perante a concorrência.
– Novos clientes
Essa estratégia também tem a vantagem de prospectar novos clientes, ou seja, os conteúdos gerados podem atrair novos clientes que se interessam pelos assuntos relacionados ao seu produto, sendo, portanto, a porta de entrada para a sua empresa.
– Educação de seus clientes
Educar os seus clientes nada mais é do que prepará-lo para ser o consumidor da sua empresa, através de oferecer informações para que ele entenda melhor como você pode oferecer soluções para ele. Ele, então, entende o valor do seu negócio, fica satisfeito e colabora para disseminar a sua marca.
Quando você investe no Inbound Marketing, você faz com que o seu público reconheça os problemas que ele tem e as soluções que a sua empresa pode trazer, para que ele tome a decisão de compra. A função da sua equipe comercial é receber esse cliente em potencial que já está interessado e pronto para a compra do seu produto, e atendê-lo de forma mais pessoal e individualizada, para que ele finalize a compra.
Mas, se a sua equipe não estiver preparada…
Se a sua equipe não estiver preparada, o seu cliente em potencial não irá fechar negócio. Através do Inbound Marketing, o seu cliente percorre 70% da jornada de compra sozinho, mas a sua equipe comercial ainda é responsável por guiá-lo nos outros 30% do caminho. Ou seja, se a sua equipe não estiver preparada para receber esses clientes, a jornada não será finalizada (e a compra do seu produto não ocorrerá, a contratação do seu serviço não será feita, etc).
Como eu posso preparar a minha equipe?
Confira aqui 4 dicas para preparar a sua equipe comercial para receber os potenciais clientes gerados pelo Inbound Marketing:
1 – Faça treinamentos
Para que a sua equipe consiga receber o cliente e finalizar o negócio, é necessário que ela esteja bem informada e preparada. Para isso, treinamentos periódicos são essenciais, e também, treinamentos especiais para aqueles que estão ingressando na sua empresa.
2 – Faça reuniões de alinhamento (e muito!)
Você já passou por uma situação onde precisava ser atendido para solucionar um problema, e cada pessoa que te atendia dizia uma coisa diferente?
Se cada colaborador que o seu potencial cliente conversa durante o processo de compra diz uma coisa diferente, isso gerará a confusão na cabeça do possível consumidor, e a confusão, por sua vez, gera a raiva (e, se ele ficar com raiva do atendimento da sua empresa, você o terá perdido para a sua concorrência e definitivamente vai ter que fazer um esforço muito maior se quiser trazê-lo de volta).
Para que isso não ocorra, é necessário que haja constantes reuniões de alinhamento da equipe. E isso é essencial para o seu negócio como um todo.
3 – Tenha sempre bem claro as metas da sua empresa
Integre os seus colaboradores nas metas e objetivos da sua empresa. Quando o gestor fornece essas metas e motiva a sua equipe, os colaboradores vestem a camisa da marca e os objetivos da empresa tornam-se os objetivos pessoais do seu colaborador. Dessa forma, ele estará muito mais motivado a gerar clientes para a empresa.
4 – Crie um ambiente colaborativo
Um ambiente colaborativo é essencial para o bom funcionamento da sua empresa. Ao invés da cultura de competição entre a sua equipe de vendas, estimule uma proposta mais estratégica e saudável: a cultura da colaboração.
Assim, cada pessoa da sua equipe irá atuar não de maneira individualizada, mas de maneira colaborativa.
Dica extra: não invista somente na comunicação entre seus colaboradores, mas também na comunicação entre o gestor e os colaboradores. Trabalhe sempre construindo um relacionamento e dando feedbacks, para que os resultados sejam ainda melhores.
E o processo não para por aí…
O pós-compra é essencial para manter o relacionamento com o cliente, e atingir o grande objetivo de toda empresa perante o consumidor: FIDELIZAÇÃO!
Através da fidelização e do bom (e constante) relacionamento empresa-cliente, o cliente pode tornar-se um grande defensor da marca e atrair novos consumidores para a sua empresa.
E, de que maneira melhor que manter a continuidade do bom relacionamento entre a empresa e o seu consumidor do que através do Inbound Marketing?
Sim, o Inbound Marketing também está presente no pós-compra. Através dessa estratégia, novas soluções e novos produtos da sua marca são apresentados, e o relacionamento entre a sua marca e o seu consumidor continua forte e duradouro.