A tradicional persona já não é mais suficiente para mapear o público. Saiba como a segmentação psicográfica ajuda a alcançar o consumidor pós-pandemia
É fato que com a pandemia novos hábitos foram imediatamente incorporados pelos consumidores, como o aumento da compra online em mais de 70%.
Mas como esse novo cenário afetará a vida e hábito de compra do consumidor a longo prazo? A segmentação psicográfica é uma ferramenta que ajuda na compreensão desse processo.
O que é segmentação psicográfica?
A segmentação psicográfica é uma técnica que divide grupos de acordo com os traços psicológicos que influenciam os hábitos de compra e tem como base: classe social, estilo de vida, interesses, valores, personalidade, status social, atitudes, opiniões e razões de ser.
Ela pretende descobrir como as pessoas pensam, o que querem e o que pretendem para a própria vida e é uma ferramenta de análise de pensamentos/ideias do consumidor e ajuda a alinhar as expectativas do cliente com o que a empresa pode oferecer.
Por que fazer segmentação psicográfica?
Dados sobre os novos comportamentos dos consumidores durante a pandemia saem a todo instante, no entanto, não há informações sobre o impacto psicológico da pandemia nas decisões de compra e por isso a psicografia se faz necessária.
Baseada na técnica VALS (valores, atitudes, estilos de vida) desenvolvida por Arnold Mitchell, a metodologia permite que empresas e marcas adaptem produtos/serviços para atrair pessoas com maior probabilidade de comprá-los, de acordo com seus valores e estilos de vida.
Desta forma, ela permite a compreensão das necessidades e motivações dos consumidores, dando suporte aos profissionais de marketing para desenvolverem uma comunicação mais atraente.
Com a segmentação psicográfica é possível:
- Entender como os clientes veem o seu produto ou serviço;
- Compreender de que forma o seu produto ou serviço se encaixa na vida deles;
- Identificar pontos de melhoria no que está sendo ofertado;
- Descobrir, realmente, as aspirações dos seus clientes.
Como fazer a segmentação psicográfica?
Existem diversas formas de coletar informações para a segmentação psicográfica. Independente do formato escolhido, o importante é fazer perguntas claras e objetivas.
A coleta pode ser feita por:
Pesquisas
Uma das maneiras mais comuns de se buscar dados é por meio de pesquisas e inicialmente você pode usar perguntas abertas para entender quais as expectativas que os clientes têm em relação ao seu produto, por exemplo.
Feita essa primeira etapa, futuramente uma nova pesquisa poderá ser feita para afunilar os resultados.
Para isso, você pode usar a escala de Likert, metodologia na qual as respostas se ficam em diferentes extremos, sendo possível descobrir os níveis de intensidade do entrevistado diante de um assunto.
Outra forma de pesquisa é por meio da escala de diferencial semântica, que mede conceitos e percepções das pessoas. Confiável, ela é ideal para descobrir mais informações sobre as atitudes emocionais e reações de consumidores.
Quizzes
Quem não ama responder um quizz, que atire a primeira pedra. Esse formato, além de interativo e ser ótimo para gerar engajamento e conversões, é um bom aliado se você quer buscar mais dados psicológicos do seu público.
Entrevistas
Por serem mais impessoais, as entrevistas são ótimas para quebrar gelo e se aprofundar nas respostas dadas pelos entrevistados.
Se optar por esse formato, aproveite para incluir também pessoas insatisfeitas com seu produto ou serviço, pois esse é o momento ideal para explorar e entender o que elas pensam a respeito e checar pontos de melhorias.
Fatores da segmentação psicográfica
Existem três fatores principais que caracterizam essa segmentação:
Estilo de vida: esse agrupamento permite que se descubra o que é ou não considerado atrativo para o seu cliente. E aqui são abordadas as variáveis AIO (atividades, interesses e opiniões).
As atividades compreende os comportamentos, o dia a dia, hobbies, trabalhos, eventos sociais, comunidades e entretenimento.
Os interesses são definidos pelo grau de envolvimento em determinado assunto. Desta forma, família, trabalho, comida, comunidade, moda são possíveis coberturas de interesse.
Já as opiniões refletem o que se pensa sobre algum tema, e podem ser de viés político, econômico, social bem como sobre si mesmo, produtos e/ou serviços.
Status social: analisa o lugar da pessoa na sociedade ou como ela se percebe e é fundamental para entender as decisões de compra.
Personalidade: aqui entra a moral, objetivos, crenças, motivações e sonhos. Existem alguns traços de personalidade estudados na psicologia e que ajudam nessa classificação.
É preciso acompanhar a mudança
A medida que a psicografia do consumidor muda, as marcas precisam estar atentas, pois as práticas antigas já não mais funcionarão.
O mundo pós-pandemia será ditado por essas mudanças psicológicas e elas influenciarão o comportamento dos consumidores. Dessa forma, a segmentação psicográfica dará às marcas uma nova base para a construção de estratégias e comunicação com o seu público.
Seu negócio está pronto para esse mundo pós-pandemia?