Marcela mora há mais de dois anos no mesmo bairro, mas a cada 15 dias, se desloca ao outro lado da cidade para cuidar dos cabelos, afinal de contas, não encontrou um salão com profissionais bons e com preço acessível para ela. Marcela até pesquisou no Google, mas sem retorno.
Mas o que ela não sabia é que, há três ruas de sua casa há um salão com preços bastante populares e com profissionais talentosos comandados por Geovana.
Apesar dos trabalhos acima da média, Geovana não anunciou seus serviços. Mesmo já tendo sido orientada, Geovana sempre deu a desculpa de que trabalhar com marketing é caro e que, sozinha, ela não sabe como fazer. Se escondendo nessas desculpas, Geovana não só perdeu a chance de ter Marcela como cliente, mas também outras moradoras da região.
Essa é uma situação fictícia, claro, mas acontece com mais frequência do que deveria. Muitos negócios locais perdem clientes e dinheiro por simplesmente não anunciarem os seus produtos e serviços no Google Meu Negócio e, se esse é o seu caso, continue lendo, esse post é para você.
Porque o Google Meu Negócio é importante
O nome pode até ser novo, mas com certeza você já deve ter visto este recurso em ação. Sabe quando você digita o nome de um estabelecimento ou um serviço no Google e aparece uma lista de empresa, telefone, endereço e horário de funcionamento? Pois é, te apresento o Google Meu negócio.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosíssima para classificar locais e auxiliar as empresas a alcançarem seus potenciais clientes, fornecendo informações detalhadas sobre a empresa, tais como: localização, telefone, horário de funcionamento, links para sites e redes sociais, fotos e avaliações dos consumidores. Ou seja, é uma forma simples e eficiente de ser encontrado nas pesquisas orgânicas e receber feedback.
Empresas cadastradas no Google Meu Negócio aparecem não só nas pesquisas diretamente no Google, como também no Google Maps e Google +. O cadastro é muito simples e você não precisa ter um site para participar, basta ter uma conta do Gmail.
E as vantagens são muitas, confira:
✓ Aumento da presença online: de forma orgânica, ou seja, sem nenhum custo, sua empresa pode aparecer durante as buscas dos usuários, o que facilita também para seu potencial consumidor encontrar informações sobre o seu negócio.
✓ Atrair novos clientes: pelo Google Meu Negócio você pode adicionar fotos de serviços/ produtos e da sua empresa. Capriche na apresentação do seu local, o visual é importante.
✓ Acessar métricas e estatísticas: este recurso permite também que você cheque métricas e estatísticas de busca pela sua marca e até quantas pessoas acessaram o seu site.
✓ Interação com o público: na ferramenta é possível receber feedbacks e avaliações sobre a sua empresa. A partir destes dados você pode melhorar os seus serviços ou potencializar os já existentes e saber o que funciona ou não. Além disso, a avaliação de outros usuários serve de comprovação para potenciais clientes, incentivando-os a fechar negócio com você.
Em tempos em que o deslocamento deve ser feito o mínimo possível, o Google Meu Negócio é o diferencial que a sua empresa precisa.