Em tempos de pandemia, o grande desafio de líderes e gestores é como atenuar os efeitos da crise e manter um relacionamento próximo com seus clientes diante da necessidade do isolamento social.
Mas, se por um lado o Coronavírus têm afetado a economia, principalmente os setores de atividade offline, por outro, pode ser vista como uma ótima oportunidade para apresentar soluções criativas e práticas para fazer as marcas continuarem relevantes.
O que você vai ler neste artigo:
- Como o COVID 19 afeta o comportamento do consumidor
- Novas tendências de consumo
- Como as marcas podem responder à nova realidade.
Boa Leitura!
Pandemia altera o comportamento do consumidor
Governos e lideranças mundiais trabalham agora com foco na contenção do vírus por meio da quarentena, incentivando o afastamento social e restringindo acessos a espaços públicos, que visam a redução do contágio, mas também promove o isolamento social.
Como resultado, as pessoas estão passando mais tempo com a família e tendo mais tempo para si mesmas, mas em contrapartida, apresentam níveis de estresse, ansiedade e sensação de isolamento.
Características e contextos sociais que influenciam a mudança:
Contexto físico: restrições de deslocamento
Contexto social: redução de relacionamentos interpessoais
Processamento: procura constante por novas informações
Motivação: emoção e busca de identidade
Capacidade: adequação à nova rotina
Unidas, essas características e cenários estimulam um novo comportamento do consumidor, que se tornam menos automáticos e mais fluidos e instáveis, uma vez que dependem de novas informações para se concretizarem.
Novas tendências de consumo
- Aumento no serviço de entregas: os serviços delivery são formas práticas de consumir sem sair de casa. Mercado, farmácia e comidas prontas já observaram crescimento. Explorar esse cenário e pensar em alternativas para seu produto e serviço no ambiente digital pode ser o diferencial para o seu negócio.
- Streaming: para preencher o tempo ocioso, as mídias de streaming, como a Netflix e a Amazon Prime são as mais procuradas e o consumo só tende a crescer. A tendência ainda é que serviços de museus, galerias de arte, shows e grandes eventos também explorarão o ambiente digital.
- Maior conexão: se você acha que seu público ainda não está conectado, é bom repensar sobre isso. A pandemia criou a oportunidade de pessoas mais resistentes estarem mais abertas à comunicação digital. Uma vez inseridas nesse contexto, dificilmente esse comportamento será deixado de lado.
- Educação online: com mais tempo sobrando, e a necessidade de gastar o tempo de forma útil, a tendência é que amplie a procura por cursos a distância e conteúdos ricos que agreguem ao consumidor.
Como as marcas podem responder à nova realidade?
Além dos aspectos econômicos e sociais, as marcas ainda carregam a preocupação de não saber como responder aos consumidores diante à crise sem parecer oportunistas. Esse medo é saudável e deve ser genuíno, apesar disso, é necessário estar presente junto ao público e incentivar as relações de consumo.
Promover ações que conscientizem, ser fonte confiável de informação, estimular as medidas de prevenção, investir na confiança do cliente e entregar valor relevante em meio à essa onda de ansiedade fará toda a diferença.
SEJA VIRTUAL
A pandemia de Coronavírus estimula as interações via internet. Estar presente e conectado é mais do que essencial. Na China, a venda de carros online aumentou consideravelmente nas primeiras semanas da crise, dada a preocupação com a propagação do Coronavírus.
Se o momento pede isolamento social, as pessoas respondem com mais acessos a entretenimento e procura de produtos e serviços online, que facilitem suas vidas, ao mesmo tempo que assegurem as medidas de segurança.
Museus e galerias de arte estão expondo suas artes online, de forma interativa, fazendo com que o público consuma seus conteúdos sem sair de casa. Concertos, shows e grandes eventos que antes seriam presenciais, agora vão migrar para o universo digital. Fique de olho e procure formas de migrar o seu negócio para o online!
CONTINUE INVESTINDO
Na contramão do que muita gente acredita, é possível sim crescer em tempos difíceis. Amazon, Netflix, Lego e Domino’s expandiram seus horizontes através do investimento em inovação, atendimento ao cliente, preços diferenciais e comunicação clara durante a Grande Recessão.
Propor soluções novas, criativas e manter um canal para dialogar com seu público é um diferencial. Uma gestão sábia, com líderes ativamente presentes podem emergir como marcas mais fortes e com uma base de fã consolidada, comprometida e confiante.