O início de 2020 e a vinda da pandemia do Covid-19 trouxeram grandes mudanças no comportamento dos consumidores. Os novos hábitos de consumo que surgiram nesse período impactaram diretamente na relação das marcas com os seus stakeholders.
As marcas que não adaptaram a experiência do usuário, os canais de venda e as formas de abordagem a este novo período sofreram prejuízos, uma vez que esses consumidores hiperconectados começaram a ter um maior acesso aos meios de comparação das marcas e produtos, busca imediata às informações e maior exigência na experiência de compra.
Por isso, é essencial que as marcas estejam atentas às tendências importantes para esse novo universo! Os dados a seguir refletem as mudanças que ocorreram no Brasil com esse novo cenário:
– 13 milhões de brasileiros compraram pela internet pela primeira vez em 2020 (pesquisa Webshoppers 43, consultoria Ebit/Nielsen com o Bexs Banco);
– A influência dos buscadores (como o Google) aumentou em 45,8% na compra de um produto (estudo realizado pela Conversion);
– As redes sociais tornaram-se 24,8% mais influentes no processo de compra dos usuários, com destaque para o Instagram (46,4%), (estudo realizado pela Conversion);
– O crescimento do e-commerce foi de 75% neste período (E-Commerce Quality Index 2020, Lett em parceria com Opinion Box e Neotrust);
– 72% dos brasileiros pretendem continuar comprando online mesmo após a reabertura das lojas (relatório Future Shopper Report 2021, Wunderman Thompson em parceria com a Enext).
Ou seja, a relação com o consumidor final, a experiência de compra e os canais de venda foram impactados nesse processo. As empresas devem se atentar a essas tendências a fim de obter o estímulo correto frente ao seu cliente, atualizando-se acerca das tendências e realizando um planejamento assertivo, para mostrar seu diferencial dentro do mercado.
Mas, como transformar as tendências trazidas por este novo cenário em um planejamento assertivo para a sua empresa em 2022?
Acompanhe este conteúdo! Neste artigo, você irá conferir:
– Mundo V.U.C.A
– Consumidor Omnichannel
– 4 principais tendências em 2022
Mundo V.U.C.A
O mundo V.U.C.A (do inglês Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity) foi inserido no âmbito digital para explicar as dinâmicas empresariais em relação às tendências e atualizações que surgiram a partir da década de 90, em um mundo pós Guerra Fria.
Esse conceito traz 4 princípios: a volatilidade, o incerto, o complexo e o ambíguo que descrevem a velocidade da mudança no mundo atual. A pandemia do Covid-19 mostrou que este conceito é mais presente do que nunca, trazendo mudanças às estratégias que já estavam sendo consideradas e implementadas dentro dos negócios.
Confira os conceitos desses princípios:
Volatilidade: mudanças rápidas e instáveis no mercado, exigindo novas soluções para se adaptar às transformações atuais e tomadas de decisão ágeis e assertivas por parte das empresas.
Incerteza: Muitos processos incertos em relação aos próximos passos do futuro, confirmando a necessidade de análise e planejamento estratégico do negócio, mesmo que as mesmas possam sofrer alterações.
Complexidade: as coisas estão cada vez mais complexas e interconectadas devido à junção das características acima, o que impacta na tomada de decisões das empresas.
Ambiguidade: um mundo muito ambíguo e polarizado, que exige uma análise cuidadosa. Não há previsões concretas, mas sim, caminhos apontados pelas tendências.
Nesse contexto, é importante focar nas transformações do mercado, se posicionar, entender o consumidor e trazer a ele o estímulo correto de acordo com a estratégia utilizada. Ou seja, para que a sua empresa esteja administrada e adequada em relação às mudanças, você precisa:
– Construir uma visão estratégica, analisando todos os cenários possíveis;
– Manter as pessoas em primeiro lugar, sabendo de seus comportamentos e hábitos dentro do mercado;
– Buscar sempre novas alternativas estáveis que levem em consideração o novo e a experiência dos consumidores.
Consumidor Omnichannel
O consumidor começou a ter um maior acesso aos meios digitais, o que mudou seus hábitos de consumo, tornou mais ágil a sua pesquisa para comparar produtos e/ou serviços e seus respectivos preços, aumentou seu poder de escolha e assim por diante.
A experiência omnichannel é a integração da comunicação nos diversos pontos de contato que um consumidor tem com a marca (online e offline), fazendo com que todos os canais estejam alinhados na mesma estratégia. Por exemplo: a pesquisa física que era realizada antes da compra foi sendo diminuída pela pesquisa na internet, que já direciona o consumidor a um estímulo para a compra em e-commerces e lojas online.
Portanto, leve em consideração a experiência omnichannel dentro do seu planejamento estratégico, pois com ele, você consegue buscar maneiras para atingir seu público alvo com maior precisão. Todo esse planejamento impacta a decisão de compra do consumidor!
4 principais tendências em 2022
Como dito anteriormente, o mercado vem se adaptando a uma nova relação com o consumidor. Novos recursos foram implementados e canais de comunicação e vendas foram adaptados, mas o ano de 2022 traz tendências importantes para você que deseja se inserir à frente da concorrência.
Confira as 4 principais tendências do próximo ano para a sua empresa!
E-commerce
Por mais que seja um meio já existente nos dias atuais, o e-commerce é uma tendência com novas formas de interação e troca de informações entre as empresas e seus clientes, uma experiência virtual ao usuário, com novas formas de pagamento e maior proximidade na comunicação com o usuário.
Nele, o auxílio da tecnologia e da inteligência artificial tornam a experiência do usuário mais personalizada. Para isso, a integração com as ferramentas de CRM otimizam e favorecem a escolha do cliente ao entregar aquilo que é do seu interesse no momento mais oportuno.
Consumo de informações
Outra tendência está diretamente relacionada com a troca de informações, onde as empresas poderão se utilizar da comunicação para aumentar a proximidade com o consumidor e ampliar o relacionamento com o seu público, o que poderá ser um grande destaque para o negócio, se implementado com a estratégia correta.
Neste ponto, o que se tornará destaque será o compartilhamento de conteúdos com maior qualidade e relevância. Isso trará benefícios essenciais para o seu negócio, como: uma melhor experiência do usuário, mais visibilidade e autoridade para as marcas, a construção do relacionamento com o seu público, entre outras vantagens.
Ferramenta de Bots
Os famosos bots vieram também para ficar. Uma pesquisa realizada pela Chatbots Magazine apontou que 80% das empresas participantes deste estudo planejavam ter um chatbot na sua estratégia em 2020. Por isso, essa estratégia poderá trazer o insight que você buscava para otimizar os processos da sua empresa.
Marketing de interação
Essa tendência é uma grande pedida aos consumidores! O marketing interativo será muito implementado pelas empresas, pois vai ampliar o relacionamento com o consumidor por meio do feedback constante e da integração dos pontos de contato com a marca.
Ao utilizar ele, as empresas terão também uma maior visão de seus potenciais clientes, para que consigam prospectá-los de forma mais assertiva e atingir os seus objetivos de venda.
Por isso, não fique de fora dessas tendências! Esteja a par das principais estratégias do mercado para o próximo ano e se destaque, com isso, muitas vantagens estarão a seu favor. Mantenha esse contato online e busque um melhor relacionamento com seus clientes.
Você está pronto para o ano de 2022? A sua empresa já está buscando esse valioso planejamento?
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