Os últimos anos aceleraram potencialmente o crescimento do e-commerce. Para se ter uma ideia, no Brasil, o setor cresceu 40% de 2020 para 2021.
Mas se por um lado há demanda, por outro, é preciso pensar em estratégias para atrair e converter os consumidores, já que o ambiente digital está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a aumentar as vendas no e-commerce. Vamos lá?
Vendas no e-commerce: perspectiva do brasileiro
As compras online não são novidade, mas o que realmente mudou foi a motivação de compra. Antes, as compras feitas pela internet eram mais vistas como uma forma de pagar mais em conta por um produto do que, propriamente, pelo hábito.
No entanto, com o distanciamento social e o fechamento dos comércios, quem não estava acostumado a comprar online, acabou por enfrentar essa barreira e viu de perto a praticidade de comprar com poucos cliques. E essa tendência será cada vez mais comum.
De acordo com estudo realizado pelo IDC, no Brasil, 88% das pessoas compraram online desde o começo da pandemia- colocando o país como líder no ranking de compras no e-commerce na América Latina.
Além disso, segundo artigo publicado no E-commerce Brasil, apesar da flexibilização e consequentemente reabertura das lojas físicas, 72% dos entrevistados pretendem continuar comprando online.
E quais fatores fazem do e-commerce a principal escolha na hora das compras? Comodidade, preço do frete, prazo de entrega e avaliação de outros consumidores são relevantes.
Mas nem tudo são flores. Conforme um estudo da Opinion Box divulgado em agosto de 2021, existem alguns fatores que fazem com que as pessoas desistam de comprar online:
- Avaliações negativas de outros clientes (80%)
- Descrição incompleta de produtos (61%)
- Forma de pagamento pouco confiável (58%)
- Informações insuficientes no Google ou redes sociais (53%)
- Fotos sem qualidade (48%)
- Atendimento ruim ou demorado (47%)
Dicas para potencializar as vendas no e-commerce
Entendendo o que o público não gosta, fica muito mais fácil estabelecer novas estratégias, não é mesmo? Confira as principais dicas para aumentar as vendas no seu e-commerce:
Otimize as páginas
A página do seu produto precisa ser clara, objetiva e intuitiva. Então se você quer aumentar as vendas do e-commerce, precisa começar por aqui.
Para isso, reveja o layout das páginas do seu e-commerce e cheque se elas são fáceis de navegar, de encontrar itens, inserir/excluir produtos do carrinho.
Cheque se a descrição do produto traz todas as informações completas sobre o produto e especificidades, modo de uso e diferenciais, por exemplo.
Um bom trabalho de SEO é fundamental, tanto do ponto de vista estrutural quanto de uso de palavras-chaves que retornem ao usuário exatamente aquilo que ele procura. Fora isso, é preciso cuidar do carregamento, já que, páginas que demoram para carregar podem estimular os clientes a saírem do seu site.
Ter páginas amigáveis com dispositivos móveis é outra boa prática, já que as pessoas usam cada vez mais os celulares para fazer compras.
Também não se esqueça de produzir boas fotos, que mostrem o produto como ele realmente é. Como já vimos, as imagens são decisivas para o consumidor comprar ou não online.
Conecte os canais
Redes sociais, email, telefone, Whatsapp, entre outros. Há uma infinidade de canais e não existe um único ponto de contato com a marca- o cliente pode comprar pelo site, tirar dúvidas via whats e querer fazer uma troca por uma loja física.
Assim, trabalhar a omnicanalidade é fundamental para atender o consumidor de forma dedicada e assertiva independente do meio que ele escolha entrar em contato com você.
Observe os carrinhos abandonados
Qualquer pessoa que tenha uma loja virtual precisa trabalhar com estratégias para reduzir o número de carrinhos abandonados. E olhar com carinho para essa métrica pode te dar um norte do que precisa ser melhorado.
Taxa de entrega é um fator crucial para incentivar a compra- como está o frete para os seus produtos por região?
Além disso, outros fatores podem ser observados, como: as etapas para se cadastrar no e-commerce são muitas e complexas? A política de devolução está clara, ela é vantajosa? O prazo de entrega é muito demorado? Os meios de compra são confiáveis e acessíveis aos consumidores? O preço do produto é competitivo?
Mas nem só questões “negativas” podem estar envolvidas no abandono de carrinhos. Assim como nas lojas físicas, as pessoas também entram nas lojas virtuais para comparar preços e podem adicionar produtos no carrinho para checar fretes e prazo de entrega, por exemplo.
Por isso, nessa etapa é preciso uma avaliação cuidadosa de todos os pontos para entender qual situação se aplica ao seu caso e aí estabelecer um plano de ação.
Estimule o relacionamento
Se tem uma ação capaz de impactar as vendas do e-commerce, sem dúvida alguma é apostar no relacionamento com o cliente.
Seja com envio de emails promocionais, lançamentos, conteúdos ou outras novidades da sua empresa, é importante se mostrar disponível e refrescar na memória do consumidor sobre determinado produto de seu interesse.
E para oferecer um diferencial é interessante pensar em estratégias personalizadas com base nos registros de histórico de compras. Por exemplo: para uma loja de artigos esportivos, é possível desenhar estratégias com conteúdos interessantes sobre ganho de massa, perda de peso, receitas saudáveis, exercícios e ir vinculando seus produtos conforme as etapas do funil.
Outra estratégia bacana é apostar em remarketing, que são anúncios exibidos para quem já visitou a sua loja. Se ele estava considerando a compra, ao se ver exposto ao produto em um outro momento, as chances dele comprar o produto aumentam consideravelmente.
Aposte no pós-venda
Independente do momento de compra que o cliente está, assegurar um bom atendimento é fundamental e traz diversos benefícios às empresas.
A grande questão é que não é raro ver organizações tendo o atendimento inicial bem redondinho, e o pós-compra acaba sendo negligenciado- o que demonstra um equívoco nos esforços de vendas.
Não é à toa que Philip Kotler, considerado pai do marketing, afirma que conquistar clientes novos custa cerca de 5 vezes mais do que manter os clientes que já fazem parte da base.
Por isso, seja com emails sobre avaliações do processo de compra, produto, com descontos ou outras ações, trabalhar na retenção de clientes é garantir não só o aumento das vendas do e-commerce, como também a redução das despesas.
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