Quando se fala em geração de tráfego, duas estratégias se destacam e são bastante conhecidas: PPC e SEO.
Mas como elas funcionam e qual o melhor cenário para escolher entre uma e outra? Neste artigo você irá entender as principais diferenças entre as estratégias e assim, fazer a melhor escolha. Vamos lá?
O que é PPC?
Sigla de Pay Per Click, do inglês Custo por Clique ou Pagamento por Clique, o PPC é uma estratégia de marketing que trabalha com links patrocinados para gerar tráfego. Neste modelo, o anunciante paga uma taxa a cada vez que alguém clica em um anúncio.
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e, entre os resultados, aparecem alguns anúncios logo no topo da página? Elas são os exemplos mais comuns de publicidade nos mecanismos de busca e devem ser criados a partir da análise de palavras-chaves relacionadas ao que você está oferecendo.
Desta forma, o PPC só faz sentido e compensa, do ponto de vista financeiro, quando a visita vale mais do que se paga por ela. Ou seja, se você pagar R$5,00 por clique, mas fizer uma venda de R$500, haverá um lucro significativo.
Por esse motivo, os anúncios devem ser muito bem planejados, começando desde a seleção de palavras-chaves, que precisam dialogar com a intenção de busca do usuário, ao grupo de campanhas a ser criadas e a configuração da página que o usuário será direcionado.
E a principal vantagem do PPC é que só clicará no link patrocinado quem realmente estiver interessado no que você está anunciando.
O que é SEO?
Se no PPC o anunciante paga para aparecer nas primeiras posições do Google, em SEO a intenção é a mesma, porém, o trabalho é feito totalmente de forma orgânica, ou seja, você não paga para aparecer na SERP.
O termo SEO, que vem de Search Engine Optimization, significa Otimização para os Mecanismos de Buscas. Usando diversas técnicas on page e off page, a intenção dessa estratégia é fazer com que os mecanismos de pesquisa como Google e Bing, por exemplo, encontrem o seu site, e-commerce ou blog de forma fácil.
E por que isso é importante? Tenho certeza que quando você faz uma pesquisa na internet, na maioria das vezes se contenta com os primeiros resultados, não é? Isso acontece porque o algoritmo desses buscadores tende a te apresentar as páginas mais completas possível.
Além disso, é sempre importante lembrar que toda a jornada de compra envolve uma boa pesquisa dos usuários. Isso por si só já dá uma noção da importância de se pensar nisso em SEO.
Mas qual a diferença entre SEO on page e off page? É simples: o SEO on page se refere a uma série de técnicas estruturais (elementos do site e de informações/conteúdo mesmo) dentro do seu site, blog ou landing page.
Já o SEO off page são ações feitas fora do seu domínio, como estratégias de link building, por exemplo.
Então, qual a melhor estratégia?
Como você pode ver, as duas estratégias são muito usadas e perfeitas para gerar tráfego e conversão. Mas, dependendo do objetivo mapeado pela sua empresa, uma ação pode ser mais adequada e vantajosa que a outra. Veja mais abaixo:
Quando investir em PPC?
O primeiro ponto quando se fala em estratégia de anúncios pagos é que este é um tipo de ação de curto prazo, com resultados imediatos. Assim, algumas situações são recomendadas para adotar esse modelo, tais como quando:
Se quer resultados em menor tempo;
Se busca tráfego altamente direcionado, já que com os anúncios é possível nichar o público de acordo com seus interesses de pesquisa, idade e localização, por exemplo;
Se deseja promover uma oferta urgente. Campanhas pontuais ou descontos são ótimos para serem explorados em PPC;
Se deseja dominar uma palavra-chave. Como já falamos, antes de exibir os resultados orgânicos, o Google privilegia os anúncios, exibindo-os no topo da página. Ao dominar uma palavra-chave você terá mais chances de cliques.
Quando investir em SEO?
O trabalho de SEO é compensatório, no entanto, não é uma estratégia de curto prazo, pois envolve a indexação do no mecanismo de busca (no Google esse processo pode ser solicitado manualmente, usando o Google Search Console), até a performance do site ou blog.
Não é uma regra, mas especialistas da área afirmam que a partir de três meses é possível observar resultados mais expressivos para este modelo de estratégia. Desta forma, o SEO é recomendado para:
Criar autoridade para o blog ou site;
Promover o reconhecimento de marca a longo prazo;
Se prefere resultados mais estáveis– não que o trabalho de SEO não passe por flutuações, no entanto, elas são consideradas menores se comparadas com a estratégia PPC;
Se tem orçamento mais baixo para investir em estratégias de marketing. SEO é vista como uma ação de baixo custo a longo prazo;
É claro que outros pontos precisam ser pensados na hora de escolher investir em uma ou em outra. Vale dizer também que nada impede de trabalhar as duas estratégias em paralelo, inclusive, é super recomendado, mas a gente sabe que nem sempre isso é possível.
E antes de se decidir, procure mapear os reais objetivos e qual a maturidade digital do seu negócio, pois esses fatores têm impacto no resultado final.
Se quiser entender mais sobre estratégias de curto e longo prazo no marketing digital, temos um artigo aqui no blog que explica melhor sobre isso, clique aqui para ler.
Se quiser uma ajuda mais de perto e disposta para entender o seu negócio de forma personalizada, conte com o time da Takt Digital, seja para anúncios pagos ou estratégias de conteúdo. Nos mande uma mensagem e dê mais ritmo ao seu negócio!