De um simples aplicativo de conversas para uma ferramenta de vendas, o Whatsapp é considerada a maior rede social do mundo, fazendo parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e em mais de 180 países.
Só no Brasil, ele está presente em 99% dos smartphones. E isso não é tudo: entre os países que usam diariamente o aplicativo, o Brasil está entre os primeiros da lista, de acordo com o último senso, realizado em 2019.
Com tamanho alcance, não é à toa que Mark Zuckerberg tem investido, cada vez mais, em novas tecnologias que facilitem as transações comerciais na rede.
Contato mais humanizado, rapidez e a comodidade que o whatsapp oferece são alguns dos benefícios que tornam o app tão querido.
Vantagens não faltam, no entanto, para que a estratégia funcione, é preciso usar as boas práticas (e bom senso) para não tornar a sua marca “chata” ao invés de fidelizar os clientes.
Então, pronto para conhecer algumas? Vamos lá!
O que os clientes buscam no WhatsApp?
Uma pesquisa recente, publicada pela Mobile Time Ago 2021, nos traz uma noção interessante do motivo que leva as pessoas a entrarem em contato com uma marca pelo Whatsapp.
Dos 2038 entrevistados:
👉🏽 82% entram em contato para pedir informações;
👉🏽 68% para solicitar suporte;
👉🏽 54% receber promoções;
👉🏽 57% para fazer uma compra;
👉🏽 46% se comunicam para cancelar um pedido;
E veja que interessante, nessa pesquisa apenas 4% acredita que o Whatsapp não é um canal adequado para entrar em contato com uma empresa.
Bom, por aqui já deu para ter uma ideia do quanto é importante estar preparado para atender o consumidor por este canal, então, vamos às dicas!
9 boas práticas para vender pelo WhatsApp
1. Personalize seu perfil
Contas comerciais geralmente usam o Whatsapp Business que traz alguns recursos valiosos para as empresas, tais como: campo para resumir seu ramo de atividade, inserir email, dias e horário de funcionamento e catálogo de produtos e serviços.
Mas, caso use o Whatsapp convencional, é importante deixar a área de status o mais otimizada possível, respeitando o limite de espaço que a área permite.
Além disso, na foto de perfil, use uma imagem que identifique a sua empresa instantaneamente.
2. Crie um roteiro
Uma das principais vantagens das interações via Whatsapp é que elas são dinâmicas e rápidas.
Por isso, se for usar esse recurso e demorar para responder o seu cliente ou potencial cliente, é melhor repensar se vale a pena o esforço.
E de que forma é possível otimizar a conversa? Criando um roteiro. Você é o maior especialista do seu negócio e pode mapear e descrever quais possíveis perguntas os clientes terão e assim, já estará pronto para respondê-lo.
É uma ótima prática também criar uma mensagem automática a ser enviada assim que o cliente fizer o primeiro contato, mas isso só é possível no Whatsapp Business. E você já pode usar esse espaço para pedir alguns dados que podem agilizar o atendimento, por exemplo.
3. Capriche no primeiro contato
Você provavelmente já deve ter ouvido que “a primeira impressão é a que fica”, e via Whatsapp isso é ainda mais importante, já que como não há contato visual e sonoro, é bem mais fácil a mensagem soar seca ou agressiva.
Para evitar que isso aconteça, personalize a sua mensagem, deixando ela mais leve e pessoal, mas sem fugir do estilo de comunicação da sua marca, é claro. Ofereça um atendimento dedicado, cordial e ágil.
4. Faça a gestão dos dados
O Whatsapp é um recurso valioso, mas de nada vale sem uma boa gestão de dados para serem lançadas essas informações.
Ex: imagine uma pizzaria que recebe muitos pedidos via whatsapp, mas não passa esses pedidos para a produção e não lança essas ordens no faturamento… isso vai dar um problema, não acha?
Por isso é importante entender como funciona o fluxo de vendas da sua empresa e assim, definir um processo de organização dos dados.
5. Crie listas de transmissão
As listas de transmissão são uma espécie de agrupamentos que você pode fazer com algumas informações dos seus clientes, de acordo com os itens que ele comprou, por exemplo.
Assim, sempre que tiver uma promoção, desconto ou novidade na sua empresa sobre determinado produto ou serviço, você pode enviar essas informações para as pessoas interessadas. Ter listas de transmissão ajuda muito, porém ela só funciona se, tanto você quanto o cliente tiverem os números salvos.
Outra vantagem da lista é que você pode alimentar seus contatos de acordo com a etapa do funil de vendas em que eles estiverem.
6. Use gatilhos mentais
Presente em diferentes tipos de ações, os gatilhos mentais são estratégias que visam atrair por meio da emoção do consumidor.
Sabe quando você entra em um e-commerce e tem um cronômetro marcando o fim de uma promoção? Esse é um tipo de gatilho.
Existem diversos gatilhos mentais, o segredo é conhecer o seu público para usar o gatilho certo.
7. Defina um cronograma de mensagens
De acordo com sua lista de contatos e estágios de vendas, defina uma programação de mensagens e a recorrência dela.
E vá com muita cautela nessa etapa, porque o ideal é buscar o equilíbrio para que o cliente se lembre da sua marca e a considere, sem a achar invasiva demais.
Por isso, antes de mais nada, cheque a disponibilidade do cliente em receber mensagens da sua empresa. Com esse ok e dependendo da sua estratégia, aí sim,você pode iniciar os envios.
Conteúdos relevantes, posts educativos, promoções, descontos e novidades são uma ótima forma de começar.
Quer outra dica? Evite mandar exatamente o mesmo texto todos os dias, isso torna a mensagem chata e entediante. Cuidado também para não entupir o usuário de mensagens, o risco de block é grande.
8. Não tente vender o tempo todo
Por mais que sua intenção seja aumentar as vendas, há um detalhe extremamente importante nisso tudo: as pessoas querem soluções.
Mapear as necessidades dos seus clientes e oferecer suporte num primeiro momento pode parecer besteira, mas essa customização vai fazer a diferença.
9. Não envie mensagens em massa
Sabe aquelas mensagens que você bate o olho e tem certeza que foi só um copia e cola sem graça?
Esse é o efeito das mensagens em massa. Isso não significa que você deve escrever o nome de cada pessoa na mensagem, até porque no dia a dia da organização pode ser muito difícil fazer, mas, entender o que público gosta, no que ele se interessa e enviar conteúdos baseados nisso, criar uma aproximação rica.
Se as pessoas estão usando cada vez mais o Whatsapp para se informar, porque não usar esse recurso para educar o seu público sobre seu serviço e a sua marca?
Vale a pena tentar!
Depois de ler as nossas dicas de boas práticas, conte para nós: sua empresa usa o WhatsApp do jeito certo para vender?