Imagine uma empresa que vende produto incrível, porém, nos seus bastidores a bagunça rola à solta. Gastos desnecessários, departamentos desalinhados, equipe desmotivada, falta de monitoramento de produtividade.
A verdade é que muitos negócios não maximizam o seu potencial por falta ou falha de gestão. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a organizar as operações da sua empresa. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.
Sinais de que sua empresa precisa de organização
No dia a dia das empresas, é comum que aconteçam erros em alguns processos e etapas, o que, nem sempre significa uma falha de gestão ou organização. Para facilitar esse momento, listamos aqui alguns sinais que indicam que a empresa precisa de ordem:
- Despesas maiores que a receita;
- Reuniões que iniciam e terminam sem objetivos claros ou definidos;
- Conflitos frequentes entre os times de trabalho;
- Alto número de reclamações e insatisfações dos clientes;
- Alta taxa de turnover (rotatividade) dos colaboradores;
- Descumprimento de prazos com as obrigações (e aqui incluímos os entregáveis para os clientes, como também os pagamentos para os funcionários);
- Falta de monitoramento das ações tomadas;
Se identificou com dois ou mais itens? Não se desespere e confira no próximo tópico as nossas dicas para começar a colocar a casa em ordem.
Por onde começar a organizar a empresa?
Fazer a gestão de uma empresa é um processo que exige paciência e atenção, até porque envolve vários detalhes que são importantes para o bom funcionamento da companhia. Porém, inicialmente pode ser difícil identificar por onde começar.
Se esse é o seu caso, confira essas etapas:
1. Implemente uma gestão de processos
Você já ouviu falar de mapeamento de processos? Essa é uma técnica bastante utilizada para entender de forma clara e simples como ocorrem as operações de uma empresa.
Por meio de ilustrações e desenhos, a técnica identifica tanto atividades que agregam valor direto ao funcionamento, quanto às que não agregam. O principal objetivo é entender qual o atual estado da empresa, quais ações vêm sendo tomadas e se elas estão de acordo com os objetivos da organização.
Assim, os gestores poderão entender o que está ou não funcionando em relação às entradas, saídas e atividades relacionadas em cada operação, o que também facilita visualizar as demandas-chaves e prioridades da organização.
Uma boa gestão de processos inclui a padronização das tarefas e a revisão de processos, de forma a sempre fazer sentido e ser funcional para todos os envolvidos.
2. Monitore o departamento financeiro
Otimizar a rotina das áreas de toda a empresa é essencial para o desenrolar do planejamento atual dos negócios, principalmente dos setores que impactam diretamente toda a operação, como o departamento financeiro.
A gestão eficiente do controle financeiro envolve:
- Acompanhar as contas a pagar e a receber;
- Gestão do fluxo de caixa;
- Levantar e vistoriar possíveis inadimplências;
- Otimização do trabalho, com uso de ferramentas para produção de relatório, análise de dados, registros financeiros;
- Gestão adequada de fornecedores, clientes e prazos;
- Definição de gestão de riscos e medidas preventivas.
3. Incentive a comunicação
A comunicação é um elemento poderoso. Grandes marcas trabalham fortemente não só a comunicação com o público externo, como também com o público interno- afinal, as pessoas são os maiores ativos (e representantes) de uma empresa.
E desenvolver uma cultura organizacional que valorize a integração dos colaboradores e gestores vai muito além de alinhar as demandas das operações- ela deve incentivar a troca de experiências e aprendizados.
Pensar em novas estruturas de comunicação além de promover melhor entrosamento na relação empresa- trabalhadores, ajuda a alavancar a colaboração entre os times e, consequentemente, o desenvolvimento de um espaço de ideias inovadoras.
E inovar é um recurso que não se pode dispensar nos dias de hoje se o seu foco é ter vantagem competitiva, não é mesmo?
4. Organize o ambiente
O bom desempenho dos colaboradores está atrelado a organização do ambiente de trabalho. Não é à toa que há diversas técnicas conhecidas focadas nisso.
Uma das mais famosas é o 5S, modelo de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que objetiva implementar os sensos de organização, limpeza, padronização, disciplina e utilização.
Por isso, dada a sua eficácia e falta de complexidade, o 5S pode ser realizado em diferentes tipos e níveis de empresas, como também ser aplicado na vida pessoal.
E detalhe: companhias que visam a certificação ISO 9001, adotam o 5S como um sistema de gestão. Vale a pena investir.
Benefícios de uma empresa organizada
Uma companhia bem estruturada traz vantagens de diversas formas, tais como:
Reduz o tempo para a execução das tarefas
Quando você organiza o seu negócio, fica mais fácil a realização das demandas, o que, consequentemente, otimiza o tempo em que elas ocorrem.
Assim, ao estabelecer padrões para a execução de processos, com toda certeza você não perderá mais tempo procurando aleatoriamente o contato de um fornecedor ou o contrato de um cliente.
Melhor e maior rendimento no trabalho
O conceito de produtividade vai muito além da questão das horas trabalhadas, tem mais a ver com a qualidade desse tempo trabalhado.
Isso significa que um time produtivo não é aquele que executa muitas tarefas fora do horário de trabalho, mas sim que tem a capacidade de executar as tarefas em menor tempo e com qualidade.
Organizar as operações traz eficácia para gestão das demandas, o que igualmente melhora o rendimento e agrega qualidade, já que os colaboradores não precisam se matar para finalizar suas tarefas.
Contribui para estabelecer metas
Sem organização é impossível pensar em um planejamento de metas e objetivos a médio e longo prazo. É só após colocar os pingos nos “is” que o gestor será capaz de entender o cenário em que ele está e mapear próximos passos que estejam dentro do que é alcançável.
Além disso, a organização contribui ainda que a companhia tenha consistência da forma que oferece seus produtos ou/e serviços ao longo do tempo.
Qualidade na entrega para os clientes
Por último e não menos importante, uma companhia com processos bem delimitados entrega qualidade elevada aos seus clientes, que sente isso no atendimento, na agilidade de trâmites burocráticos e na fluidez do contato com a marca, por exemplo.
Ou seja, além de beneficiar o fundamento da própria empresa, com a melhora das entregas há muito mais chances de retenção do cliente, o que reduz custos com novas contratações e aumenta o ticket médio.
Como você pode ver, pensar em todos os processos não é um trabalho fácil, mas necessário se você almeja o sucesso da sua organização. Então, mãos à obra e conte com a Takt para organizar a sua estratégia de marketing digital da sua empresa.
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