A principal vantagem do marketing da era digital em relação ao marketing tradicional, é a possibilidade de metrificar tudo em tempo real. Se antes as ações eram tomadas na base de achismos e de deduções a partir de alguns comportamentos, agora os profissionais são capazes de acompanhar, diariamente, o desempenho das estratégias.
Um dos métodos usados para entender com precisão a eficiência das ações é o ROI, e ele é fundamental para compreender a relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado.
Então se você tem dúvidas sobre esse assunto e quer conhecer a importância do ROI para as suas táticas de marketing, siga conosco!
O que é ROI
ROI é uma métrica financeira e é a sigla de Return on Investment, que traduzido significa Retorno sobre o Investimento.
É por meio dele que será possível saber se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com a estratégia adotada em diferentes canais.
Justamente por sua característica, o ROI é usado para medir todas as ações que objetivam o lucro futuro, como campanhas de mídias, adoção de ferramentas para aquisição de leads e otimização do time de vendas, por exemplo.
Desta forma, o ROI não é só um indicador excelente para entender quais os investimentos valem a pena, como também auxilia na otimização de estratégias que já estão rodando.
Qual a importância do ROI para o marketing digital?
Com tantas alternativas que o marketing digital possui, é comum que donos de negócio tenham dúvidas de qual tática adotar para a sua marca.
No entanto, é preciso considerar que outros fatores estão envolvidos no desempenho positivo de uma estratégia, como o segmento em que a empresa atua, o público-alvo, o local de atuação e etc, o que pode interferir no resultado da ação.
Sem deixar de lado os objetivos da empresa, com o marketing é possível testar técnicas e ações, a fim de checar qual atende melhor às particularidades de cada negócio- e é aqui que entra o ROI, pois ele mostra, financeiramente, qual o retorno você teve (ou terá, se fizer projeções, por exemplo) ao investir em determinada estratégia, a partir do montante inicialmente aplicado.
Além disso, monitorando o ROI é possível avaliar, rapidamente, os resultados de uma ação enquanto ela acontece, e com isso fazer ajustes e correções caso seja necessário.
Como calcular o ROI?
Agora que você entendeu a importância do ROI, que tal aprender de que forma é possível calculá-lo? Como você viu, apesar de ser uma métrica de peso e definidora, o indicador não envolve cálculos complexos, sendo na verdade bem simples, veja só:
ROI = [(Receita – Custo) / Custo] X 100
Receita= valor do ganho obtido
Custo= valor investido inicialmente na estratégia
O resultado é expresso em porcentagem e pode ser usado de forma abrangente- para avaliar todo o negócio- ou de maneira mais nichada, acompanhando um projeto ou área, o que permite identificar problemas em qualquer etapa do negócio.
Benefícios de calcular o ROI
Até aqui você deve ter entendido a importância de se contar com a ajuda de um indicador que te mostra se os investimentos valem a pena ou devem ser abandonados, isso por si só, já vale muito. Mas calcular o ROI tem outras vantagens:
- Ajuda na tomada de decisões assertivas;
- Contribui para o acompanhamento de metas e objetivos;
- Avalia a eficácia das estratégias de marketing adotadas;
- Verifica a viabilidade para a implementação de outras táticas e ferramentas;
Como saber se o valor do ROI é bom?
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático. Imagine que você acabou de lançar uma campanha de marketing para o Dia dos Namorados que custou ao todo, 10.000 reais. Após a data, averiguou-se que a receita da ação gerou R$ 40 mil. Logo, o cálculo do ROI será assim:
ROI= [(40.000-10.000) /10.000]*100= 300%
Ou seja, sua campanha de ação de dia dos namorados obteve um lucro de 300%, o que significa que, para cada 1 real investido na estratégia você lucrou 3 reais.
Caso o investimento fosse maior e o lucro fosse menor, o ROI teria saldo negativo.
É possível aumentar o ROI?
Uma dúvida frequente quando se fala em ROI é o que as organizações podem fazer para maximizar as chances com o indicador.
No entanto, o primeiro ponto é entender que a métrica não é estática, ou seja, sofre variações do fluxo de compras, do contexto mercadológico e da sazonalidade, que podem favorecer (ou não) as vendas.
Apesar disso, algumas táticas podem ser realizadas para melhorar o indicador:
Invista em upselling e cross selling
Conquistar um novo cliente é mais caro do que cativar um cliente já presente na base. Por isso, buscar soluções que possibilitem o aumento do ticket médio é uma estratégia inteligente e que pode gerar aumento da receita.
Duas ferramentas que podem contribuir nesse sentido são o upselling (que representa um adicional ao produto/serviço inicialmente ofertado- vem da ideia de upgrade) e cross selling (a chamada venda casada, em que outros produtos podem ser oferecidos em conjunto).
Melhore a qualificação dos seus leads
Mais do que contar com uma grande base de potenciais clientes, é preciso contar com estratégias para transformá-los em uma base qualificada.
Há várias formas de se fazer isso, desde o desenvolvimento de landing pages atrativas ao seu público, até o e-mail marketing, que servem para engajar e manter os contatos aquecidos.
Foco na automação de marketing
Investir em ferramentas de automação de marketing contribuem na redução de custos e facilitam as operações de determinadas estratégias- o envio de e-mail marketing, por exemplo, pode ser automatizado.
Outra vantagem é que elas oferecem dados mais completos e permitem otimizar essas informações de acordo com a necessidade do seu negócio.
Faça testes A/B
O marketing digital é extremamente dinâmico e muda muito rapidamente. Ferramentas e redes sociais sobem e descem, por isso, o grande desafio para as empresas é se manterem relevantes junto ao público e, claro, continuar gerando receitas.
Além disso, cada público e negócio possuem particularidades que devem ser consideradas. Por esse motivo, os testes A/B são fundamentais e te ajudarão a entender o que funciona mais para o público-alvo que deseja atingir.
Quer conhecer outras estratégias para aumentar o ROI do seu negócio? Entre em contato com a Takt Digital e vamos dar ritmo à sua empresa!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Como se relacionar com clientes provenientes do digital
– Como estruturar uma equipe de vendas
– 5 etapas para conquistar novos clientes