Você já deve ter ouvido falar sobre a nova rede social do momento: Clubhouse!
Essa rede social está cada vez ocupando mais espaço na internet. Assim que a notícia dessa nova rede social se espalhou, pessoas e mais pessoas estão à procura de um convite para entrar nela e fazer o seu perfil. E, inclusive, grandes personalidades de cada área já estão no aplicativo.
Mas, o que é o Clubhouse e por que, de repente, ele bombou tanto?
Podemos tirar lições valiosíssimas sobre esse aplicativo. Continue a leitura, e pegue um caderninho para anotar os insights que vão surgir.
Nesse artigo, você vai conferir:
O que é o Clubhouse?
Como funciona?
Por que o Clubhouse ganhou tanta fama?
O que nós aprendemos com isso?
Então, vamos lá:
O que é o Clubhouse?
O Clubhouse é a mais nova rede social do momento. Essa rede social explora uma coisa diferente das demais: enquanto as outras redes focam principalmente no texto e nas imagens, essa tem o diferencial de focar principalmente no áudio.
O Clubhouse foi lançado em abril de 2020, mas bombou em fevereiro de 2021 (e a previsão é que ele seja ainda mais popular). E inclusive, conta com pessoas famosas e grandes especialistas criando o seu perfil lá dentro.
O aplicativo já tem grandes personalidades, como Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg, Drake e até Elon Musk (e a lista só cresce).
O Clubhouse, atualmente, está disponível para baixar apenas para IOS, ou seja, somente para pessoas que possuem um dispositivo Iphone. Mas calma, se esse não for o seu caso, fique tranquilo! A expectativa é que logo isso mude e ele esteja disponível para Android também.
Todas as redes sociais são primeiramente lançadas para Iphone, e posteriormente expandindo para outras versões. A previsão para o lançamento dela para dispositivos Android, até o momento, é em maio! (Guarda essa data, viu?).
Como funciona?
O Clubhouse é uma rede social para conversas por áudio ao vivo. O aplicativo tem salas virtuais, e os integrantes circulam entre elas para discutir uma infinidade de assuntos com as pessoas que estão ali.
Para entrar no aplicativo, é preciso primeiramente ser convidado, porém, os convites são bem limitados. Cada usuário que entra, tem direito a dar dois convites para qualquer pessoa que quiser. Ou seja, para você entrar no Clubhouse, é preciso conhecer alguém que já tenha conta no aplicativo e tenha um convite disponível para te dar. Assim que você entra, você tem dois convites disponíveis e assim por diante.
Depois que você cria seu usuário, você pode participar de uma sala (para conversar com as pessoas que estão lá dentro ou somente ser ouvinte). Caso queira criar uma sala, você tem três opções:
– criar uma sala pública, onde qualquer usuário do aplicativo pode entrar;
– criar uma sala social, onde apenas pessoas seguidas pelo criador da sala pode entrar;
– criar uma sala privada, onde o criador tem o total controle e pode decidir quem entra e quem sai.
Quando você está dentro de uma sala e quer participar da conversa com as pessoas que se encontram lá dentro, é preciso utilizar o recurso de “levantar a mão”. Os criadores da sala, decidem então, se permitem que você fale algo.
Além disso, é possível agendar um horário para que as salas funcionem. Por isso, muitas pessoas utilizam o aplicativo para criar eventos lá dentro e convidar as pessoas para participarem, com a vantagem de essas pessoas poderem se programar para isso.
Por que a Clubhouse ganhou tanta fama?
Não é à toa que essa rede social bombou. Ela ganhou tanta fama por conta de algumas características que fizeram com que isso acontecesse. Confira aqui quais são essas características e use de inspiração para o seu negócio:
– Diferencial
O Clubhouse surgiu uma proposta diferente das demais redes sociais: o foco no áudio! Há quem diga que a Era em que estamos não é mais a Era dos Likes, mas sim, a Era da Voz, que mostra um novo comportamento das pessoas na Internet e, como consequência, exige uma nova forma de relacionamento nas redes sociais.
Tivemos vários confirmadores dessa nova Era: a Siri (Apple), Google Assistente, Cortana (Microsoft), Alexa (Amazon)… e agora, para não deixar dúvidas, o Clubhouse!
Sem dúvidas, boa parte do sucesso do Clubhouse se deve à perceber essa tendência da Era da Voz e aproveitá-la.
Como diz Walter Longo: “Muitas vezes dispensamos muito tempo e energia resolvendo pequenas pendências ou preocupados com as metas da semana, do mês… e não investimos tempo para perceber para onde o seu mercado está indo, o que o cliente está querendo, o que você pode fazer para surpreendê-lo e encantá-lo. […] É preciso se esforçar muito mais para prestar atenção no silêncio da tendência, do que na gritaria da pendência”.
No início, eu disse para você pegar um caderninho para anotar os insights. Então, anota aí: foque na tendência, e não na pendência! Vá para onde os seus consumidores estão indo, é lá que você vai encontrar as melhores oportunidades de negócio. Não ignore a Era da Voz, mas se adapte à ela.
– Exclusividade
Outra característica que fez com que o sucesso do Clubhouse fosse claro é a exclusividade. Até agora, só as pessoas que possuem IOS têm a chance de entrar no aplicativo. Mas não só isso: só as pessoas com IOS e um convite podem de fato entrar nele!
A maior movimentação que está acontecendo na internet não é sobre o aplicativo em si e como ele funciona, mas sim, como conseguir o convite para entrar nele! Ou seja, os convites são responsáveis por boa parte da comunicação do aplicativo, pois as pessoas que estão buscando o convite, automaticamente, estão divulgando o Clubhouse.
Todas as pessoas querem se sentir parte de algo exclusivo. Além disso, para marcar ainda mais essa característica, as pessoas que estão no aplicativo têm a oportunidade de entrar em salas e conversar com os seus maiores ídolos. Quem não ia perder essa oportunidade?
– Networking
O Clubhouse tem outra característica marcante: o network!
O Clubhouse se tornou um caminho para que as pessoas desenvolvessem relações de networking umas com as outras, e inclusive, com as suas grandes inspirações de negócios. Além disso, o networking gerado dentro do aplicativo é uma ferramenta de desenvolvimento do marketing pessoal, então, aproveite o Clubhouse como uma chance de consumir um conteúdo de valor e criar novas conexões.
E aí, o que você achou dessa novidade?
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