O marketing de performance é uma estratégia que toma como base o desempenho das ações desenvolvidas.
Quando se fala em marketing na era digital, sem dúvida alguma, a principal vantagem dele em relação ao marketing tradicional é a capacidade de testar, corrigir e mensurar os resultados de forma mais rápida. E é aqui que brilha o marketing de performance.
Nascido da necessidade de reduzir o custo por aquisição e aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento), o marketing de performance redefiniu a forma de anunciar e vender produtos.
O que é o marketing de performance?
O marketing de performance é o tipo de marketing digital que foca na análise de dados antes de estabelecer alguma ação.
Essa investigação serve para mapear de forma mais clara os investimentos e retornos das campanhas.
Isso significa, por exemplo, que se uma doceria deseja aumentar suas vendas, é feito um estudo detalhado para avaliar pontos de melhoria, a viabilidade e o desempenho de cada ação.
Desta forma, identifica se o investimento realizado está dando retorno, otimiza os recursos e com isso gera resultados em curto prazo.
As ações focadas neste tipo de estratégia visam:
- Gerar tráfego (visita em blogs, sites, landing pages, entre outros)
- Gerar leads (por meio de cadastros, pedidos de orçamentos ou formulários, por exemplo);
- Aumentar as vendas e as taxas de recompra.
No marketing de desempenho você só paga o anúncio se os resultados das campanhas forem bem sucedidas. Em campanhas tradicionais o anunciante paga uma taxa inicial pelo espaço do anúncio, independente do resultado da campanha.
Quais os benefícios do marketing de performance?
Entre os benefícios de se trabalhar com o marketing de performance, podemos citar:
Fácil mensuração dos resultados
Antes do digital, acompanhar o desempenho das ações era algo muito difícil. Como saber quantas pessoas viram um anúncio no horário nobre da televisão?
Até existe uma média de espectadores possíveis, mas dentro dos que visualizaram o anúncio, quem de fato é o seu público? E das compras realizadas após a campanha ser veiculada, quantas vendas foram pelo anúncio?
Com o marketing de desempenho é possível rastrear o trajeto do consumidor antes e depois de clicar no anúncio, checar se houve abandono de carrinho e se ele entrou no site, por exemplo.
E é possível acompanhar todas as métricas, desde o alcance da marca à taxa de conversão, podendo assim fazer os ajustes necessários conforme as informações coletadas.
Ajuda a compreender o comportamento do cliente
A avaliação das ações do cliente dentro de um site ou com um anúncio ajuda a entender melhor a jornada do usuário, que não é linear e assim aprimorar a experiência do usuário.
É econômico e de baixo risco
Ao se pagar apenas quando a ação é concluída, reduz-se a chance de investir em ações sem ver resultados.
Justamente isso, no marketing de desempenho geralmente o custo por aquisição (CAC) é menor e o ROI (Retorno sobre o investimento) maior, o que permite investir e testar outras estratégias.
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