Você é um empreendedor e começou a pesquisar formas de alavancar suas vendas. E foi aí que descobriu que o marketing é uma ótima ferramenta para atrair mais clientes.
E então que surgiu a dúvida: contratar uma agência ou criar um departamento de marketing? Se isso também passou pela sua cabeça, esse artigo é para você.
Entendendo a importância
Marcar presença na internet hoje não é mais diferencial, é obrigatoriedade. E se seu negócio ainda não está, é melhor repensar sobre isso, pois os seus clientes estão.
Mas não bastar estar na internet, é preciso adotar estratégias que permitirão que as pessoas te encontrem com muito mais facilidade e se interessem pelo seu produto ou serviço.
Uma comunicação bem estruturada também te auxilia a se destacar da concorrência, uma vez que os usuários só dão atenção aquilo que realmente os interessa.
O comportamento do novo consumidor dita as regras e entendê-lo profundamente é o que diferencia uma estratégia de marketing de apenas uma presença online.
Agora que ficou claro o motivo de estar na internet, vamos ao tema central deste artigo: implantar um time de marketing interno ou contratar uma agência? Bom, para tomar essa decisão você pode considerar alguns fatores chaves.
Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma fórmula certa e é preciso observar atentamente todas as variáveis.
Vantagens da equipe interna
Com um time de marketing dentro da sua empresa é muito mais fácil fazer ajustes de orçamento, alterar conteúdos e aproveitar insights que estão ocorrendo dentro da empresa naquele momento.
Além disso, é possível supervisionar o desenvolvimento dos projetos mais de perto, sendo mais fácil responsabilizar cada integrante por uma parte do trabalho.
Outro benefício de adotar um time interno é a possibilidade de dar o seu toque pessoal em toda a ação, o que com certeza traz um diferencial à sua marca.
E quando se pensa em autoridade no assunto, ter um time interno é vantajoso, já que ninguém está mais a par do negócio do que você e sua equipe.
Desvantagens
Criar um time de marketing pode aumentar as responsabilidades e tarefas, uma vez que será preciso um acompanhamento das ações, e equilibrar as demandas já existentes e as adicionais pode causar um pouco de dor de cabeça.
Pensando do ponto de vista financeiro, criar um departamento é mais caro, difícil de gerenciar e de manter. Mas é claro que, depois de bem estabelecido, o departamento funciona de forma bem ágil.
Vantagens de uma agência
Uma das maiores vantagens ao contratar uma agência de marketing é o serviço especializado que ela oferece. O que é ótimo para encontrar novas oportunidades, identificar problemas e maior facilidade em adaptar as estratégias da área ao seu tipo de realidade.
Ter uma agência como parceira é garantia de um trabalho focado e integral na área de comunicação da sua marca.
Em relação a custos, a contratação também pode ser compensatória, uma vez que tem um custo bem mais baixo se comparado com a estruturação de um departamento de marketing dentro da sua empresa.
Outra vantagem que podemos ressaltar é a carga menor de tarefas, visto que a agência fica responsável por maior parte do trabalho.
Mas atenção: mesmo com a contratação de uma agência, o ideal é que haja alguém disponível para trabalhar em conjunto, tirando dúvidas e auxiliando, afinal de contas, você o especialista no seu negócio e pode dar maior visão sobre os seus objetivos à agência.
Desvantagens
Mas como nem tudo são rosas, contratar uma agência de marketing também tem suas desvantagens. Uma delas é o tempo preciso para a familiarização com o assunto e a compreensão total das peculiaridades do seu negócio.
Além disso, ao contratar uma agência, o tempo de resposta em solicitações pontuais ou correções pode ser um pouco maior, uma vez que a agência possui outras demandas.
Mas então, qual o melhor caminho?
Não existe o jeito certo ou errado. Tudo vai depender de recursos, pessoal capacitado e das suas necessidades. Analise a fundo o seu tipo de negócio, como seus concorrentes se comportam e qual a sua realidade.
Se optar por uma agência, é fundamental também que você entenda como ela funciona, pois no mercado há diversas opções, com formas de trabalho e objetivos diferentes.
Por isso, pesquise muito sobre ela, peça orçamentos, agende calls e tire suas dúvidas.
Entendendo a necessidade da sua marca é muito mais fácil encontrar uma agência que tenha a especialidade que você precisa.
Se você gostou desse conteúdo, pode se interessar também:
Marketing e Vendas: a parceria entre as duas áreas e o impacto na estratégia de Marketing Digital